Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Presidente da FADERS e o Secretário da Saúde ajustam ações pró acessibilidade e inclusão em Cachoeirinha

Descrição da imagem: Representantes da Faders, Assembleia e Secretário de Saúde de Cachoeirinha sentados ao redor da mesa de reuniões. Ao fundo quadro branco. Foto: Divulgação16/02/2017
Em reunião realizada na Secretaria municipal de saúde de Cachoeirinha, com a presença do deputado estadual Sergio Peres, que propôs o encontro, o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, e o secretário municipal de saúde, Paulo Abrão, dialogaram sobre as questões que envolvem acessibilidade e inclusão nos municípios.

O presidente Bakof situou que a postura assumida pela FADERS, enquanto órgão gestor estadual da política pública para a acessibilidade e inclusão, é apoiar os gestores municipais, para como eles, em conjunto com associações e a comunidade como um todo, construir ações e atitudes que coloquem este tema na cultura da sociedade. "Procuramos demonstrar que além das obras arquitetônicas, urbanísticas, a acessibilidade e a inclusão se realizam quando todos assumimos atitudes receptivas, e por isso destacamos que a acessibilidade atitudinal é a que precede as demais", destacou.

Do diálogo entre os dirigentes restaram acertadas duas ações imediatas: a realização de um encontro em Cachoeirinha para abordar o tema Autismo, local e data ainda a ser definido, previsto para final do mês de março ou início de abril, reunindo municípios da região, mas também em apoio à associação que está sendo organizada no município; e atuação conjunta dos técnicos da FADERS e profissionais do município para ampliarem conhecimento sobre as políticas públicas, e abordagem com cidadania no atendimentos às pessoas com deficiência, pois qualificar a equipe é uma das motivações do secretário Paulo Abrão.

O deputado Sérgio Peres cumprimentou o secretário Paulo Abrão pela motivação em qualificar a ação no município, e ao presidente da FADERS pelo trabalho que este órgão público está realizando, com ações efetivas nos municípios. Disse que o seu mandato e gabinete estão à disposição. Participaram também da reunião Nérisson Oliveira, chefe de gabinete do deputado e Romário Cruz, diretor administrativo da FADERS.

Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão