Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Secretária de Assistência Social de Caseiros busca subsídios na Faders

Secretária de Assistência Social de Caseiros busca subsídios na Faders

Descrição da imagem: Presidente da Faders e Secretária de Caseiros, sentados em poltronas, frente a frente, ao fundo mesa de trabalho. 16/02/2017
Motivada em saber mais sobre as políticas públicas e quais os programas que o município pode desenvolver para promover acessibilidade e inclusão, a secretária municipal de assistência social de Caseiros, Roseclei Dutra, município da região Noroeste do RS, esteve em visita a sede da FADERS Acessibilidade e Inclusão nesta terça-feira, 14, e foi recebida pelo presidente Roque Bakof.

Após fazer amplo relato sobre as atividades da FADERS, indicando que este órgão gestor estadual da política pública para a área da acessibilidade e inclusão tem como missão articular e promover as políticas públicas, orientando os gestores municipais para que bem desenvolvam as suas ações, Bakof salientou que a FADERS tem trabalhado com muita ênfase para difundir o conceito de que devemos não só dar conta da acessibilidade arquitetônica, urbanística, programática, metodológica e comunicacional, mas principalmente evoluir a postura da sociedade para a acessibilidade atitudinal, pois é a partir dela, do entendimento de que todos devemos estar receptivos e convivermos em harmonia e respeito, é que se assume o verdadeiro sentido da inclusão.

A Secretária Roseclei Dutra disse da sua disposição e da orientação do prefeito no sentido de buscar os meios e informações para que o seu município assuma protagonismo para a acessibilidade e inclusão, e atendimento das pessoas com deficiência, solicitando informações sobre o sistema de concessão de Passe Livre Intermunicipal, sobre o sistema de acesso à próteses e órteses, cadeiras de rodas, e outros programas que possam ser desenvolvidos no município de Caseiros e na região.

Como resultado da reunião ficou acertado que a FADERS poderá receber na sua sede funcionários do município de Caseiros para que estes recebam orientações e treinamentos ministrados pelos técnicos da FADERS, ao que o presidente Bakof sugeriu também que a Secretária Roseclei trabalhe para organizar no seu município a Patrulha da Acessibilidade e Inclusão, que é composta por membros da comunidade, os quais capacitados para promover ações de conscientização da população para a acessibilidade e inclusão.

Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão