Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Mostardas sediará Festival de Cinema Acessível nesta quarta-feira

Mostardas sediará Festival de Cinema Acessível nesta quarta-feira

Descrição da imagem - Em sentido paisagem, sobre fundo azul claro, o convite do Festival de Cinema Acessível destaca o rosto de uma garota negra, cabelo preto e bem curto. Ela está com seus olhos fechados e tem uma expressão de contentamento. Ao lado de seus ouvidos, barras verticais na cor branca simulam ondas sonoras. Ao lado, sobre fundo roxo, o desenho na cor branca dos contornos da mesma expressão facial do rosto do garoto estilizam uma claquete que é o logotipo do Festival. Abaixo os dizeres Festival de Cinema Acessível e Banrisul: veja, ouça e sinta. Centralizado e abaixo o seguinte texto:
“Em abril o Festival de Cinema Acessível acontecerá em Mostardas. Confirme sua presença.” Por fim, em uma pequena tela na parte inferior esquerda da imagem, uma cena da obra que será exibida: O Tempo e o Vento. Demais serviços: Dia 19/04 às 19h, Local Auditório Dr. Mathias Azambuja Velho, (Rua Bento Gonçalves, 979, Mostardas). Inscrições de 06 a 18/04. Vagas limitadas. Mais Informações: Pessoas_Cinema_Acessivel@banrisul.com.br . Logotipias do Banrisul, Iecine, Sec. Estadual de Cultura, Prefeitura Municipal de Mostardas, Sec. de Justiça e Direitos Humanos e FADERS.17/04/2017

O município de Mostardas, no litoral norte, será o primeiro a receber o Festival de Cinema Acessível em 2017, no próximo dia 19 de abril. O evento, que passará por mais oito regiões do Estado neste ano, ocorrerá no Auditório Mathias Azambuja Velho. Serão exibidos dois filmes: as 15h, com a participação de escolas municipais de Mostardas e Tavares, a obra mostrada será 'O Palhaço', enquanto no período da noite, as 19h, o filme em destaque será 'O tempo e o vento'. As inscrições vão até o dia 18 de abril e podem ser feitas no link https://pt.surveymonkey.com/r/L8QJ9WM. As vagas são limitadas.

A iniciativa, promovida pelo Banrisul e apoiada pela Faders Acessibilidade e Inclusão, é voltada para colaboradores do Banco que estudam Libras, além de pessoas com deficiência, representantes de associações e interessados em conhecer mais sobre tecnologias referentes à acessibilidade. O evento ainda conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; da Secretaria Estadual de Cultura; da Prefeitura Municipal de Mostardas; e do Iecine.

O Festival foi o primeiro do país a exibir clássicos do cinema brasileiro com audiodescrição, legendas e língua brasileira de sinais. Os filmes contam com os três recursos de forma simultânea, permitindo que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão, o que permite a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças.

Para o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, atividades como o cinema acessível são importantes para estimular o público. “Nós acreditamos que todos os meios que possam ser utilizados para promover a consciência devem ser estimulados. A exibição do cinema acessível tem dois papéis fundamentais, que são promover diversão nas pessoas com deficiência e consciência para o público geral”, disse Bakof.

Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão