Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Abertura do Dia D conta com presença do Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

Abertura do Dia D conta com presença do Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

04/10/2017
A abertura do Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS (Dia D) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, na Agência FGTAS/Sine Centro de Porto Alegre. O evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e executado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/RS) no Rio Grande do Sul, com apoio da Faders Acessibilidade Inclusão.

O ato contou com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, do diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, do presidente da Fiergs, Gilberto Petry, e do presidente da Faders Acessibilidade Inclusão, Roque Bakof. Também participaram da cerimônia de abertura o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Rotechid Prestes; o coordenador de Políticas para Pessoa com Deficiência da SDSTJDH, Adilson Corlassoli; a representante do INSS, Juliana Costa; o superintendente Regional do Trabalho do RS substituto, Cristian de Matos; o diretor da Fundacentro, Luiz Gustavo Iglesias; o deputado estadual suplente, Jurandir Maciel; e o representante da Fenafisco, Celso de Souza.

No Rio Grande do Sul, 71 Agências FGTAS/Sine participam das atividades do Dia D. Além das 1.795 vagas de emprego, são realizadas entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS, além de atividades de orientação profissional e previdenciária. Ao todo, 103 empresas e 95 instituições parceiras estão presentes nas unidades ao longo do dia.

Como participar
Para se candidatar às oportunidades de emprego do Dia D, os trabalhadores devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os endereços, os horários de atendimento e o quantitativo de vagas abertas nas Agências FGTAS/Sine estão disponíveis no site: http://www.fgtas.rs.gov.br.
Em Porto Alegre, as atividades do Dia D ocorrem nas Agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Azenha (Avenida Doutor Carlos Barbosa, 618) até as 17h. As Agências FGTAS/Sine TudoFácil Centro e Zona Sul atendem, normalmente, a todos os trabalhadores que necessitarem dos serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Agências FGTAS/Sine participantes
O Dia D é realizado nas Agências FGTAS/Sine de 70 municípios gaúchos: Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Hartz, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (Agências FGTAS/Sine Azenha e Centro), Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão