Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Redação do Enem aborda os desafios para a formação educacional de surdos

Redação do Enem aborda os desafios para a formação educacional de surdos

07/11/2017
Na primeira etapa do Enem realizada no último domingo (05), os estudantes enfrentaram as provas de linguagens, ciências humanas e redação, a qual trouxe o tema sobre os desafios para a formação educacional de pessoas surdas.

Para o presidente da Faders, Roque Bakof, o tema possui grande relevância, já que é relacionado com a acessibilidade e com a inclusão, oferecendo visibilidade e propondo a reflexão dos estudantes e da sociedade sobre esta realidade.

Ainda nesta edição do exame e de forma inédita, candidatos com surdez ou com alguma deficiência auditiva realizaram a prova com o apoio do recurso “vídeolibras”, o qual possui vídeos para narrar os enunciados na língua dos sinais.

De acordo com a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Luana Bergmann, na hora das provas, os participantes têm direito a um laptop com um vídeo demonstrativo com as áreas de conhecimento para que possam fazer a prova em libras. A prova impressa, o cartão de respostas e o cartão de redação no qual é escrito o texto em língua portuguesa, também são entregues aos participantes. Foram registrados 1.635 mil candidatos optantes por videolibras.

A segunda prova do Enem que abordará Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias acontece no outro domingo (12).

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão