Todo este conteúdo acaba de ser disponibilizado em formato de áudio, produzido por Emanuel Noimann, consultor em tecnologias assistivas da Faders. Ele diz que, ao se produzir esse tipo de material, pessoas cegas ou com baixa visão são incluídas. Estas pessoas, que estão acostumadas à voz sintetizada, aproveitam muito bem as informações. No entanto, o audiobook serve para qualquer pessoa que prefira acessar conteúdos em áudio. Para transformar a cartilha, Noimann usou voz sintetizada e um software livre para possibilitar a conversão do texto em mp3.
“Foi feito esse formato porque com a gravação dos áudios em mp3 a pessoa pode usar em qualquer lugar, em um pendrive, no carro, no som ou em qualquer aparelho que reproduza esse formato. Além disso, a pessoa não precisa ficar atrelada a um computador ou a um telefone para ter acesso à cartilha. A grande importância desse trabalho é facilitar esse acesso”, disse.
A diretora técnica da Faders, Marilú Mourão Pereira, acredita que a publicação contribui para que todas as pessoas possam conhecer os conceitos sobre acessibilidade, terminologias, tecnologias assistivas e principalmente, para que a sociedade saiba sobre abordagens às pessoas com deficiência.
“Uma abordagem com respeito e ética, acima de tudo, deve ser sistematicamente incentivada para que todos possam respeitar as diferenças”, disse Marilú.
Para a diretora técnica, o tema é imprescindível para garantir a inclusão e eliminar as barreiras atitudinais, o que ajuda na evolução de uma sociedade inclusiva fazendo com que as pessoas com deficiência possam sair da invisibilidade. “A conscientização de uma sociedade leva a uma mudança de comportamento tornando esta mais justa e com menos preconceito”, refletiu.
Para conhecer a cartilha, clique aqui:
https://goo.gl/483NfX
Para baixar o audiobook, clique aqui:
https://goo.gl/Kp25wi