Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Centro de Educação Inclusiva de Esteio abre diálogo com a Faders

Centro de Educação Inclusiva de Esteio abre diálogo com a Faders

15/03/2018
A área técnica da Faders - Acessibilidade e Inclusão se reuniu, na tarde da quarta-feira (14), com representantes do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI) de Esteio para orientar os profissionais acerca da ampliação do atendimento às pessoas com deficiência no município.

A solicitação do CEMEI se deu a partir da percepção de que é necessário atender todas as pessoas com deficiência da cidade. Órgão integrante da Secretaria Municipal de Educação, atualmente, o Centro realiza avaliações clínicas, atendimentos especializados aos alunos e presta suporte às equipes de profissionais das escolas municipais.

Segundo a área técnica da Faders, a participação de Esteio no Fórum Permanente das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades – que será realizado em abril na cidade de São Leopoldo – é o primeiro passo na direção de mais acessibilidade e inclusão no município. Trabalhar políticas públicas, criar um Comitê Gestor e migrar o CEMEI de Centro Municipal para Coordenadoria foram outros apontamentos levantados na reunião.

O diálogo contou com a participação de Marilu Mourão, diretora técnica da Faders; Ana Flávia Rigueira, coordenadora de acessibilidade; Eva Castilhos, coordenadora de capacitação; e Jaqueline Rosa, coordenadora de articulação de políticas públicas. Representando o CEMEI, participaram da reunião a coordenadora Cristina Cardoso; a assessora de inclusão Cátia Vaz; a fisioterapeuta Cibele Dotto; a fonoaudióloga Gisele Vambomel; a orientadora educacional Lilian Mello; as psicólogas Cláudia Sanini, Irma Regina Murad e Maúcha Sifuentes; e as psicopedagogas Aline Moraes e Marília Solé.

Descrição da imagem: no auditório da sede da Faders, quatorze mulheres estão sentadas sobre cadeiras com apoio para braço, formando um meio círculo amplo. Ao fundo da imagem, um quadro retangular – pendurado na parede – mostra os logotipos da Faders e do governo do Rio Grande do Sul. Fim da descrição.

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão