Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » No MARGS, presidente da Faders defende cultura da acessibilidade

No MARGS, presidente da Faders defende cultura da acessibilidade


15/03/2018
Na quarta-feira (14), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, participou da Sessão Ordinária do Conselho Estadual da Cultura, que abriu diálogo sobre o desafio de incorporar a cultura da acessibilidade na sociedade. “Se o tema acessibilidade, e – por consequência –, inclusão precisa ser demarcado, posicionado, é – sem dúvida – dentro da cultura. Começa por aí”, disse o presidente aos 21 conselheiros da cultura e aos demais presentes, representantes dos segmentos culturais gaúchos.

Para Bakof, as atitudes da sociedade são as maiores a serem superadas. “O que nos diferencia é a forma de como nos relacionamos com o mundo e frente às barreiras que são colocadas: arquitetônicas, metodológicas, comunicacionais e a principal barreira é a atitudinal, que repercute na ‘não superação’ das outras”, refletiu.

Também participaram da mesa Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Gilberto Kemer, presidente da Associação dos Cegos (ACERGS); Andréa Braga, coreógrafa; Suzi Martinez, diretora teatral; Raquel Carissimi, produtora cultural; Gilberto Herschdorfer, conselheiro da Cultura; e Luciano Mallmann, ator, que falou sobre a peça “Ícaro”, na qual interpretou seis personagens construídos a partir de depoimentos de pessoas cadeirantes. Mallmann passou a usar cadeira de rodas em 2004, após acidente durante uma acrobacia em tecido, que lhe causou lesão medular.

Ao som da tradicional música Hallelujah (Aleluia), a abertura do evento contou com a performance de dança de Andréa Braga e Lucas Andrades, cadeirante e aluno de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A performance aconteceu em uma das salas do Museu, em meio a um acervo que conta com mais de 3660 obras de arte – pinturas, esculturas, cerâmicas e fotografias – desde a primeira metade do século XIX até os dias de hoje.

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.