Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders recebe exposição de Valdir da Silva

Faders recebe exposição de Valdir da Silva

10/05/2018
O hall de entrada da sede da Faders Acessibilidade e Inclusão, no Centro Histórico de Porto Alegre oferece, a partir de hoje (10), a exposição do fotógrafo Valdir da Silva. Rios, estradas e paisagens do interior do Rio Grande do Sul, entre outras imagens gaúchas – em detalhes de forma e de cor – engrandecem os visitantes, ao mesmo tempo em que os intriga: o artista é cego.

Segundo Valdir, a fotografia surgiu durante o processo de redescoberta de si, após o acidente de trabalho que gerou a cegueira. Uma professora do núcleo de produção de material em braile, de Canoas, o desafiou a fotografar a partir da percepção dos ambientes. Desde então, há quatro anos, calor, energia e barulho – entre outras ferramentas imateriais – compõem o kit de trabalho, junto com a máquina.

“A lente da minha máquina são os meus olhos e cada clique são as batidas do meu coração”, disse o artista, durante a abertura da exposição, cujo conceito se baseia na essência. “Que as pessoas, quando olharem minhas fotos, vejam a história que existe. Que vejam a energia e a força que está ali. E não apenas a matéria”.

Valdir explica que o estranhamento que a exposição pode causar diz respeito apenas a quem não conhece o universo das pessoas com deficiência. “No nosso meio é comum. Muitas pessoas que não enxergam fotografam. O que é raro é trabalhar com isso”.

Para Roque Bakof, presidente da Faders, a exposição é o retrato da Acessibilidade e da Inclusão nos seus significados conceituais mais amplos. “Nos acessar mutuamente e nos incluir uns aos outros, sempre, com nossas diferenças e com nossas semelhanças. Esse é o propósito”, disse o presidente.

Agenda

Atualmente em produção, em Minas Gerais, um documentário pretende contar a trajetória de descobertas e de superação do fotógrafo, depois de ficar cego aos 24 anos. Em agosto deste ano, Valdir vai levar ao Piauí uma exposição com a arquitetura e o pôr do sol de Porto Alegre para a abertura da 2ª Semana Internacional de Fotografia. Também no segundo semestre, algumas fotos estarão na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Para 2019 estão previstas mostras em Nova Iorque e em Munique.

Na Faders, as visitas podem ser feitas de 2ª a 6ª, das 8h30 às 17h30, durante o mês de maio. Rua Duque de Caxias, 418.

Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão