Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders inicia produção da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Faders inicia produção da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

22/05/2018

“Em primeiro lugar, gostaria de destacar o caráter de soma de esforços. Porque entendemos se tratar de um evento que busca dar visibilidade às causas pelas quais trabalham todos os que aqui estão. Assim, nada melhor que somar nossas energias para fazer o melhor evento possível”, disse Roque Bakof, presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, na primeira reunião de organização da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nesta segunda (21).

Na sede da Faders, o encontro contou com parceiros públicos e privados que fizeram, junto com a Fundação, tanto as Semanas de anos anteriores, quanto a Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI), que terá a sua segunda edição em 2018. Durante a reunião, o grupo definiu o local (ULBRA de Canoas) e a data (23, 24 e 25/8) da ExpoTAI.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), Rotechild Prestes, o local, grande e de fácil acesso, é uma excelente oportunidade para a ExpoTAI alcançar resultados ainda mais expressivos do que a primeira edição. O fato foi comemorado também pelo presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD - Porto Alegre), Vicente Fiorentini, e por Nelson Khalil, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA). “A universidade é a célula viva da sociedade”; “A universidade é o local ideal para esse tipo de evento”, disseram, respectivamente.

Com o objetivo de fazer ajustes positivos na produção do evento, os participantes fizeram uma breve avaliação das Semanas anteriores, elencando pontos fortes e pontos fracos; sugerindo ações; e disponibilizando parcerias. Entre outros aspectos consensuais, tiveram destaque: a importância da participação das famílias das pessoas com deficiência, via associações; e a integração das associações.

O presidente Bakof, ressaltou o convite para todas as instituições interessadas em construir, junto com a Faders, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e a ExpoTAI: a próxima reunião está marcada para o dia 6/6, às 14h, na sede da Fundação, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Estiveram presentes: Adilso Corlassoli e Gisele Hubbe, coordenador e assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH); Lúcia Paim, da Secretaria de Educação/RS; Gabriel Alban, diretor de Acessibilidade e Inclusão da prefeitura de Porto Alegre; Janete Silva, da Secretaria de Saúde de Porto Alegre; Leonardo Bastianello e Wagner Conceição, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre; Roberta Brum, representante do vereador Alvoni Medina, da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Laíno Schneider e Letícia Schiehll, da ULBRA/Canoas; Gustavo Brum e Lívia Silva, do SENAC/RS; Danielli Silva, do Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses (CPIP); e Ama Abreu, da AFAD - Porto Alegre.

Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão