Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders celebra 45 anos de superação e avanços

Faders celebra 45 anos de superação e avanços


01/11/2018
Os funcionários que trabalham na sede da Faders - Acessibilidade e Inclusão, se reuniram na terça-feira (23), para comemorar os 45 anos da Fundação. Nereu D’Ávila, presidente da Faders, abriu a confraternização, ressaltando a importância da dedicação dos servidores. “No hall de entrada deste prédio, vemos as fotos dos inúmeros presidentes que passaram por aqui. Eles passam, vocês ficam”, disse Nereu, numa motivadora reflexão sobre o efêmero e o real. O presidente parabenizou os servidores mais antigos, cujas vidas se entrelaçam com o avanço da Acessibilidade e da Inclusão no estado.

Roberto Xavier, ex-chefe de serviços gerais, hoje motorista, é um dos funcionários lembrados pelo presidente. Seu Roberto fez parte dos primeiros anos da Faders e recorda que, na época, as famílias escondiam as pessoas com deficiência. “Quando entrei na Fundação, em 1979, a Faders já trabalhava no desenvolvimento das pessoas com deficiência, mas eram em núcleos protegidos. Eles não tinham uma vivência natural fora destes lugares”, aponta.

Um destes núcleos de valorização das pessoas com deficiência foi o Centro de Orientação e Preparação para o Trabalho (COPA), localizado no bairro Santana, em Porto Alegre. Nesse Centro, os usuários prestavam serviços de envelopamento para os Correios e de lavanderia para o Exército. Também produziam móveis para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“No COPA as pessoas com deficiência ficavam uma vida toda lá dentro fazendo as atividades ensinadas nas oficinas. Foi quando um técnico da Fundação disse que não achava certo as pessoas ficarem somente ali. Elas deviam estar no mercado de trabalho também. Então, criamos os cursos profissionalizantes para os usuários. Haviam cursos de office boy, de marcenaria, de funcionário de lancheria, e assim eles começaram a ser inseridos no mercado de trabalho”, conta Magda Portela, há quarenta anos na Faders. Segundo a coordenadora administrativa, essa foi uma das principais mudanças que culminaram nas políticas públicas para pessoas com deficiência.

Atual diretora técnica da Faders – e uma das servidoras com mais tempo de Fundação –, Marilu Mourão diz que as políticas públicas e seus avanços estaduais, nacionais e internacionais foram a principal mudança nas áreas da pessoa com deficiência e da pessoa com altas habilidades, desde que a instituição foi criada, em 1973, por lei estadual.

A diretora cita o aumento do número de servidores qualificados e os consequentes resultados do trabalho deles, como responsáveis pela credibilidade que a Faders dispõe e pelos números que apresenta.

Entre 2015 e 2017, mais de 117 mil pessoas foram atendidas diretamente pelas nas unidades da fundação; o serviço de concessão de passe livre beneficiou mais de 57 mil; e mais de 8 mil veranistas desfrutaram das cadeiras anfíbias do projeto Praia Acessível. Além disso, inúmeras capacitações em Acessibilidade e Inclusão, incluindo temas como saúde, paradesporto, segurança, autismo, altas habilidades, trabalho e empreendedorismo, Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre muitos outros, alcançaram mais de 24 mil pessoas.

Em um sentimento em comum, os funcionários dizem se orgulhar de serem parte da história e das muitas histórias que permeiam a Faders. “Quando a gente trabalha nas unidades, mesmo que na parte administrativa, a gente acaba se envolvendo com os usuários e essa é a parte que eu mais gosto, porque a gente vê o resultado do nosso trabalho bem na nossa frente”, diz Magda.

“O que mais ficou marcado para mim neste tempo de Fundação é que devido ao trabalho da Faders, as pessoas com deficiência, mesmo que dentro de suas limitações, hoje em dia têm condições de frequentar espaços que antes elas não frequentavam. E, dentro de suas lutas, elas sempre têm a Faders para lhes auxiliar”, conclui Seu Roberto.

Fonte: ASCOM - Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.