Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Benefício do Passe Livre Intermunicipal para PcD é prorrogado até o final do ano

#PraTodosVerem Cartão com fundo amarelo e detalhes em azul. À esquerda, a parte da frente de um ônibus branco. Logo Abaixo, as logomarcas da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. À direita, na parte superior, na cor amarela está escrito ATENÇÃO. Logo abaixo, na cor azul, está escrito O PRAZO DE VALIDADE DAS CARTEIRAS DO PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL PARA PcDs FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2020.
17/06/2020
Encaminhamento da FADERS Acessibilidade e Inclusão mantém validade dos documentos concedidos aos usuários comprovadamente carentes até o dia 31 de dezembro de 2020

A FADERS Acessibilidade e Inclusão comunica que o benefício do Passe Livre Intermunicipal concedido às pessoas com deficiência comprovadamente carentes, previsto na Lei 13.320/2009, foi prorrogado novamente, desta vez até o dia 31 de dezembro de 2020. Anteriormente, devido às restrições provocadas pelas ações de proteção e prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), a FADERS já havia encaminhado a prorrogação até o dia 20 de junho.

A ampliação na validade dos documentos obteve respaldo da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e da Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI), e acompanha a prorrogação também em nível federal das carteiras de passe livre interestadual.

O presidente Marquinho Lang destacou o empenho das entidades para rapidamente atender o encaminhamento da FADERS Acessibilidade e Inclusão. “As pessoas com deficiência são do grupo de risco, e recomendamos que permaneçam resguardadas. Porém, esta medida é importante porque evita transtornos àquelas pessoas que dependem do transporte intermunicipal para, por exemplo, fazer tratamento de saúde. Esta é a melhor forma de evitar que alguém perca o direito de utilizar o benefício por algum empecilho burocrático que pode ocorrer devido às medidas para redução da circulação do vírus entre os gaúchos”, afirma.

Ofício Circular 03.2020