Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » 27 de junho, dia de conscientização sobre a Surdocegueira

27 de junho, dia de conscientização sobre a Surdocegueira


#PraTodosVerem Cartão com fundo na cor amarela. No alto, na cor vermelha, está escrito 27/06/2020

Em referência a data, a FADERS Acessibilidade e Inclusão disponibiliza a NBR 15599, que fornece diretrizes gerais a serem observadas para acessibilidade em comunicação na prestação de serviços. Indicação sobre Pessoas Surdocegas estão na página 22



No Dia Mundial da Surdocegueira, 27 de junho, a FADERS Acessibilidade e Inclusão disponibiliza a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 15599, que fornece diretrizes gerais a serem observadas para acessibilidade em comunicação na prestação de serviços, consideradas as diversas condições de percepção e cognição, com ou sem a ajuda de tecnologia assistiva ou outra que complemente necessidades individuais.
O 27 de junho é data do nascimento da escritora Hellen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um diploma de bacharelado. Por esse motivo, a data marca o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas e busca incentivar e conscientizar o público sobre estas pessoas em nosso mundo.
A pessoa surdocega é aquela que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal forma que a combinação das duas deficiências leva a grandes desafios na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais. O conceito consta nos documentos da I Conferência Mundial Helen Keller sobre Serviços para os Surdocegos Jovens e Adultos.



NBR 15599 - Acessibilidade em comunicação na prestação de serviços

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.