Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Fórum Temático Conversando sobre Autismo reúne inscritos de 60 municípios do RS

Fórum Temático Conversando sobre Autismo reúne inscritos de 60 municípios do RS

#PraTodosVerem Cartão, com o título “Fórum Temático sobre Autismo On-Line” na cor vermelha sobre uma transparência formada por peças coloridas de quebra-cabeça. No centro, a foto da tela do computador mostrando 16 dos participantes da videoconferência, cada um em uma pequena janela. No rodapé, sobre fundo na cor branca, as logomarcas da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo do Estado Gov RS: Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
08/07/2020
Realizado pela primeira vez de forma on-line, Fórum teve grande procura por inscrições e deverá ter nova edição ainda no segundo semestre deste ano

A FADERS Acessibilidade e Inclusão realizou nesta terça-feira (07) o Fórum Temático Conversando sobre Autismo On-Line – Unindo Forças pela Inclusão. Inscreveram-se 250 pessoas de 60 municípios gaúchos e de outros 10 municípios de nove estados diferentes. Desde o último dia 29 de junho, os participantes tiveram acesso aos conteúdos propostos e puderam encaminhar perguntas e comentários, que balizaram o debate na videoconferência. Por mais de duas horas, foram abordados pontos como os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o acesso a serviços de saúde, educação e outros. O Fórum teve abertura da Diretora-Técnica da FADERS, Ana Flávia Beckel Rigueira, e explanações da coordenadora de atendimento e fonoaudióloga da FADERS, Mirelle Duarte; da educadora especial e chefe de unidade do Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP) da FADERS, Clarissa Aliatti Beleza; e da chefe do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT), Alexsandra Araújo.
 Este foi o primeiro Fórum realizado completamente pela internet. A dinâmica, contudo, foi semelhante aos fóruns tradicionalmente realizados presencialmente nos municípios do Estado. De acordo com a Diretora-Técnica da FADERS, o resultado superou as expectativas. “Com a pandemia, vimos a necessidade de realizar nosso trabalho de outras formas. O Fórum acontecia presencialmente, pois procurávamos conhecer a realidade local e articular com os gestores, mas agora o distanciamento social é um grande desafio para todos. Na edição virtual foram dias de trocas e tivemos a participação de pessoas de municípios distantes que não conseguiam estar nas ações promovidas presencialmente. Mais uma agradável surpresa sobre a realização do Fórum de forma virtual foi a busca por outros Estados do Brasil. A riqueza e a construção trazida é muito grande. Tivemos profissionais de diferentes áreas assim como familiares”, relatou a Ana Flávia Beckel Rigueira.
 Dada a grande procura, a FADERS deverá abrir inscrições para novo Fórum ainda neste segundo semestre. A nova data será divulgada oportunamente neste site e nas redes sociais da FADERS. “O Fórum Temático Conversando sobre Autismo teve uma procura muito grande e suas vagas preenchidas em poucas horas, o que nos mostra a necessidade de capacitação sobre o tema. O que foi produzido até o momento, já que o Fórum acontece desde o dia 29 é de suma importância. Promover espaços de interlocução e articulação com diferentes olhares é a principal missão da FADERS e contempla o que a LBI traz, que a pessoa com deficiência deve ser compreendida na dimensão biopsicossocial”, conclui a Diretora-Técnica.