Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Núcleo da Apae é espaço de capacitação profissional

Núcleo da Apae é espaço de capacitação profissional

Dois alunos na oficina de fabricação de sabão  Foto: Hermogenes Silveira / divulgação / cp 08/07/2010

MARIA PIOVESAN | mpiovesan@correiodopovo.com.br

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santo Antônio da Patrulha tem agora o Núcleo de Educação Profissional Básica. No local, são oferecidas oficinas de artesanato, artes plásticas, informática, reciclagem de papel e fabricação de sabão. O espaço conta ainda com cozinha e padaria. "Participam das atividades 30 alunos, a partir dos 14 anos. Não há limite de idade", afirma Jussara Müller de Assis, diretora administrativa da instituição.

Segundo a diretora, três alunos já estão no mercado de trabalho formal e a perspectiva é que em 2011 outros estejam atuando profissionalmente. "É um trabalho longo, de preparação, qualificação e colocação no mercado", destaca.

O prefeito em exercício, Armindo Ferreira de Jesus, diz que o núcleo representa um avanço no fim de qualquer tipo de preconceito. "Isso mostra que os alunos da Apae também podem adquirir capacidade e atuação profissional", ressalta.

A estrutura é composta por sete salas, incluindo oficinas, cozinha, padaria, secretaria e três banheiros, dois deles adaptados. Na oficina de reciclagem de papel, já foram confeccionados convites, pastas, caixas e adornos, como porta-retratos, embalagens para vinhos e sacolas. A máquina de reciclagem utilizada nas atividades foi doada pela Associação Amigos do Meio Ambiente.

A produção de sabão é artesanal. Para isso, são utilizados óleo saturado, oferecido pelo restaurante Nelinho, papel, álcool e soda. O produto é vendido e os recursos são empregados na própria oficina. Jussara ressalta que a cozinha e a padaria foram beneficiadas com o projeto Trabalho e Renda: Ferramenta de Inclusão Social, da Petrobras.

O Núcleo de Educação Profissional Básica recebeu o nome de Dario Laureano da Cunha, um dos pioneiros da Apae. Na inauguração do local, no último dia 30, foi descerrada placa alusiva ao homenageado, com a presença de familiares.

A associação existe desde 1976 e tem hoje 75 alunos de Santo Antônio da Patrulha e também de Caraá. Oferece ensino fundamental, educação infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, agora, capacitação profissional. Uma equipe de 37 pessoas atua na entidade, em áreas como neurologia, neuropediatria, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, serviço social, psicologia. Os professores são cedidos pelo Estado e município.

A Apae é mantida por meio de convênios com o SUS, prefeituras, Secretaria Estadual de Cultura e Serviço de Ação Continuada (SAC), do governo federal. Conta também com o apoio do Lions e do Rotary.

Fonte: Correio do Povo

Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul - FADERS
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br - Todos os direitos reservados.