Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade » Histórico

Criado pela FADERS, o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade é uma iniciativa inédita no âmbito governamental que visa criar parâmetros arquitetônicos de acessibilidade claros, padronizados e de fácil verificação por toda a sociedade. Prédios, praças, escolas e quaisquer ambientes públicos ou privados poderão receber um dos três tipos de selo: bronze para as condições primárias, prata para as intermediárias ou ouro para os espaços que tenham atendido todos os requisitos de acessibilidade.

Para Roque Bakof, presidente da Fundação, além de dar visibilidade ao espaço físico que contempla as condições de acessibilidade, e estimular que os empreendimentos busquem a avaliação, espera-se que o selo motive os cidadãos a sinalizar o que falta nos espaços.

“Não é apenas o fato de um lugar ganhar um selo na parede. Há todo um movimento em volta da concessão, que busca a construção da consciência dos motivos da existência do selo. Para as pessoas entenderem que existem níveis de acessibilidade. Se aquele espaço tem bronze, ele ainda não alcançou o prata, mas – pelo menos – mostra interesse na direção da acessibilidade. Então, o selo é uma demarcação de propósito”, disse Bakof.

As primeiras ações do Sistema estão previstas para acontecerem em janeiro de 2018. Elas serão divulgadas aqui no site e nas redes sociais da FADERS na internet.

O lançamento do Sistema foi no dia 12 de dezembro de 2017, durante a programação do Fórum Anual da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades.





Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.