Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Serviços » Acessibilidade

Guia para utilização da Biblioteca Inclusiva Digital Virtual Books com leitores de tela

Para acessar os documentos na Biblioteca Inclusiva Digital Virtual Books - bidvb utilizando o nvda, siga os seguintes passos:

1. Após entrar na bidvb com o endereço e a senha (caso esteja sem o endereço e senha, pode ser fornecido esses dados novamente), vá na pasta com a seta para baixo e depois dê enter, imagine que se trata dos meus documentos. Portanto você está em pastas, avance com a seta e depois pressione insert + sinal de barra do teclado numérico, isso quando estiver sobre o arquivo e, em seguida, pressione o sinal de barra também do teclado numérico para abrir o documento.
P.S: Ajude a bidvb a melhorar seus serviços, envie-nos sugestões de conteúdo ou outras sugestões para o contato: alzer4@uol.com.br

Para quem utiliza o jaws ou o virtual vision, siga os passos a seguir:

Com o jaws: Entrar na bidvb com o endereço e a senha (caso esteja sem o endereço e senha, pode ser fornecido esses dados novamente):
 
2. No local do email e senha devem ir à direita até login e pressionar enter.

3. Depois que já se conectou, o usuário deve percorrer toda a tela para conhecer o espaço da bidvb; na segunda sequência de links, o usuário deve escolher um tema para pesquisar, por exemplo, artigos e textos diversos, comunicação e letras , educação entre outros; dê enter para entrar napasta e em seguida vá até, se preferir, o buscador (buscar), digite na pasta que está no momento o que procura, exemplo: direito, inclusão, cultura entre outros, depois vá até busca avançada isso com o tab (pressione uma vez o tab e dê enter), em seguida percorra os campos se certificando que a opção todas as subpastas está marcada, vá até buscar e dê enter, confira os resultados com a seta para baixo (varias várias vezes), depois pode pressionar o cursor jaws pressionando - (hífen), com a seta para baixo ou control + seta para à direita ou esquerda percorrera o campo do nome do arquivo. Quando chegar no campo do nome, pressione o sinal de barra do teclado numérico, lembrando que, o jaws cursor é ligado a partir do teclado numérico com o - (hífen), sinal de menos.
P.S. O sinal de barra pressionado é equivalente ao botão esquerdo do mouse.

Outros cursores do jaws :
insert + sinal de + mais do teclado numérico; insert + - do teclado numérico e para notebooks: sinal de função (fica ao lado do control da esquerda), sinal de função + ç para chamar o cursor jaws e sinal de função + p para botão esquerdo.

Com o virtual vision: Biblioteca Inclusiva Digital Virtual Books - bidvb, vá com tab vária vezes até o link de busca, dê enter continue com o tab várias vezes, para selecionar buscar, para uma subpasta ou para arquivos que tambem estão nas pastas principais; para abrir dê control +4 do teclado numérico, isso quando estiver sobre o nome do arquivo e em seguida, dê control + alt + 4 isso para abrir o documento que pretende ler.
P.S. Caso tenham outras soluções nos escrevam ok: alzer4@uol.com.br Fone de suporte: 11-94150413 ou enviem torpedos com identificação email zer.

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.