Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Serviços » Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1 - O que é a FADERS?
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Alta Habilidades no Rio Grande do Sul, FADERS Acessibilidade e Inclusão, é a gestora estadual desta política e tem como objetivo propor, coordenar, promover e articular com as demais políticas setoriais e em conjunto com a sociedade e através da participação desta, a implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das Pessoas com deficiência, das Pessoas com Altas Habilidades e dos idosos com mobilidade reduzida, em todas as áreas de atuação do Estado.

2 - Como trabalha a FADERS?
A FADERS Acessibilidade e Inclusão trabalha através de 5 eixos: Articulação de Políticas, Direitos, Pesquisa, Atendimento e Capacitação. As capacitações são direcionadas aos servidores públicos estaduais e municipais e aos empregados de Entidades e Instituições privadas que tem como ação finalística a pessoa com deficiência e altas habilidades/superdotação.

3 - Quais são as Unidades da FADERS?
A FADERS Acessibilidade e Inclusão desenvolve seu trabalho em quatro Unidades localizadas em diferentes espaços de Porto Alegre. A Sede encontra-se na rua Duque de Caxias nº 418 no bairro Centro; Unidade SECAT na rua Santa Terezinha nº 711 no bairro Santana , Unidade de Saúde na rua Morretes nº 222 no bairro Santa Maria Goretti e a Unidade CAZON rua Joaquim Silveira nº 200 no bairro São Sebastião.
Maiores informações no endereço eletrônico:
www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 32876500.

4 - Qual o público atendido e quem mais procura a FADERS?

O público atendido são crianças, adolescentes e adultos com deficiência e altas habilidades, bem como idosos com mobilidade reduzida. Quem mais procura são os próprios usuários, familiares e escolas.

5 - O que é o Passe Livre Intermunicipal?
O Passe Livre Intermunicipal é uma credencial que permite viajar gratuitamente, sozinho ou com acompanhante entre os municípios do Estado do Rio Grande do Sul, com direito a gratuidade nos transportes públicos intermunicipais seja ônibus, trem ou barco.

6 - Quem tem direito ao Passe Livre Intermunicipal?
Toda a pessoa que comprove a deficiência por laudo médico e que comprove renda per capta de 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional.

7 - Onde e como solicitar o Passe Livre Intermunicipal?
O Passe Livre pode ser solicitado preferencialmente no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e na SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social do seu município ou com apoio de associações que estejam habilitadas no sistema, através do preenchimento de requerimento próprio, anexando os documentos comprobatórios.

Maiores informações no endereço eletrônico: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/servicos/9/4 ou pelo telefone (51) 32876508.


8 - Qual encaminhamento oferecido às pessoas com deficiência que buscam vagas no mercado de trabalho e cursos profissionalizantes?

No Portal de Acessibilidade da Faders constam vagas disponíveis e divulgadas através do Link “Oportunidades de Trabalho” e além disso, as pessoas são direcionadas às empresas de assessorias que trabalham com este público específico na colocação, recolocação e acompanhamento no trabalho e escolas de aprendizagens.

9 - Qual encaminhamento oferecido às pessoas com deficiência que buscam atendimento na área de saúde?

As pessoas que buscam este serviços são encaminhadas através da Unidade de Acolhimento à Unidade de Saúde da FADERS. Estes encaminhamentos são agendados através de triagens visando atendimento para pessoa com deficiência (PcD) nas áreas de Estimulação Precoce, Educação Especial, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, e Terapia Ocupacional. O Acolhimento também busca recursos na rede pública de saúde.

10 - Qual encaminhamento oferecido às pessoas que buscam assessoramento em relação à inclusão na escola?

A Unidade de Acolhimento encaminha à Unidade de Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT) da FADERS que tem como objetivo realizar assessoria às famílias e profissionais de escolas na temática da pessoa com deficiência e altas habilidades/superdotação; realizar atendimento educacional às pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação e também formação continuada aos professores da rede de ensino na área da deficiência e altas habilidades/superdotação.

Maiores informações no endereço eletrônico:
http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/unidades/12 ou pelo telefone (51) 32876503

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.