Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social
Início do conteúdo

28ª Semana Estadual da PcD

#PraTodosVerem Logomarca retangular, com a parte superior em fundo verde, em que está escrito XXVIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, 21 a 28 de agosto de 2022. Logo abaixo, um retângulo na cor amarela traz, à esquerda, o lema “A união que fortalece o protagonismo”. À direita, num retângulo menor na cor azul escuro, dentro do retângulo amarelo, cinco símbolos acessíveis, que representam pessoas com deficiência física, pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com deficiência auditiva e pessoas com transtorno do espectro autista. No rodapé, sobre fundo branco, a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão, o Brasão do Governo do Estado – Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, e a logomarca do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).
XXVIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, (Lei nº 14.414/1995 e Lei nº 13.320/2009), ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto, e tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social.

Compete à FADERS - órgão gestor estadual da política pública de acessibilidade e inclusão no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com as entidades representativas das pessoas com deficiência e órgãos públicos do Estado e Municípios, coordenar todas as atividades da Semana. A fundação conta com a parceria do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (COEPEDE) e o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.

Nesse sentido, e como tradicionalmente temos feito ao longo desses 28 anos, convidamos a sociedade a construir conosco a programação estadual, que será unificada e amplamente divulgada pela FADERS.

Destacamos que o tema definido para a Semana Estadual neste ano de 2022 foi “A União que Fortalece o Protagonismo”.

Sua entidade, escola, associação, federação, prefeitura, órgão público, conselho não pode ficar de fora!
Lembramos que o papel da FADERS nas atividades é apenas de divulgação, a realização das atividades propostas são de inteira responsabilidade da sua instituição.

Se você deseja que suas atividades sejam incluídas na Programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, estas devem ser informadas ao endereço eletrônico semanapcd@faders.rs.gov.br, impreterivelmente até o dia 15/08/2022, contendo:

- Nome da Atividade

- Data

- Horário

- Público-alvo

- Link ou Endereço

- Instituição Responsável e Município

- Telefone e E-mail para informações ao público


Contamos com a sua participação para unidos construirmos uma programação ampla e diversificada, colocando em evidência as pessoas com deficiência nos 497 municípios que compõem o nosso Estado.

Salientamos que o prazo para envio das atividades que se incluirão na Programação Oficial da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência é, improrrogável, até 15/08/2022.

FADERS