Bagé adere ao Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade

Comitê Gestor Municipal está apto a avaliar se estabelecimentos atendem normas de acessibilidade

Seis pessoas, três homens e três mulheres, estão sentados ao redor de uma mesa. Ao fundo, o banner da FADERS Acessibilidade e Inclusão entre as bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Bagé foi um dos primeiros municípios gaúchos a formarem o comitê gestor municipal

O município de Bagé é o mais novo integrante do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade. A assinatura do Termo de Adesão ocorreu na quarta-feira (1º), na Sede da FADERS Acessibilidade e Inclusão, com a presença do diretor administrativo da Fundação, Romário Cruz, da coordenadora de Acessibilidade, Aline Monteiro Correia, do chefe de gabinete, Gabriel Zanella, do secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé, Michelon Apoitia, e da coordenadora da secretaria, Cimone Halberstadt, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselheira Estadual do Coepede.

Lançado em março deste ano, o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade está agora em fase de implantação pelos municípios que já definiram a composição de seus conselhos gestores. Estes serão os responsáveis por avaliar se os locais – públicos ou privados – atendem às normas de acessibilidade, para que sejam concedidos os certificados – Ouro, Prata ou Bronze - de acordo com os requisitos atendidos.

Bagé se une a Vera Cruz e Ijuí como os três primeiros municípios a concluírem todas as fases para a implantação do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade. De acordo com a coordenadora de Acessibilidade da FADERS, pelo menos outros dez estão muito próximos da assinatura do Termo de Adesão. “Já em 2022, poderemos conceder os primeiros certificados para os estabelecimentos que atendem as normas de acessibilidade”, estima Aline Monteiro Correia.