Capão da Canoa busca informaçõies sobre o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade
Publicação:
Na tarde desta terça-feira, 25 de novembro, a Faders Acessibilidade e Inclusão recebeu representantes de Capão da Canoa para uma reunião voltada ao fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade no município. Participaram do encontro o servidor público da Secretaria de Gestão e Inovação e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Diego Meyer, e as coordenadoras de projetos de Inclusão, Viviane Lara e Cátia Spido.
Eles foram recebidos pelo presidente da Fundação Marquinho Lang, e pela coordenadora de Acessibilidade, Jaqueline Rosa, em um diálogo voltado à obtenção de informações sobre o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade.
O Selo avalia o cumprimento das normas de acessibilidade urbana e arquitetônica, certificando espaços públicos e privados nos níveis Bronze, Prata ou Ouro, conforme o grau de adequação. A participação dos municípios, por meio de convênio com a Faders, é essencial para fortalecer a fiscalização e ampliar a implementação de medidas que garantam acessibilidade em escolas, praças, prédios públicos e estabelecimentos privados.
Para a Faders, o Selo vai além de um documento técnico. Representa um instrumento de transformação social, que estimula a construção de cidades mais seguras e inclusivas. “O Selo de Acessibilidade reconhece os espaços que já são acessíveis e, ao mesmo tempo, incentiva aqueles que ainda não estão adequados a avançarem e se tornarem verdadeiramente inclusivos”, enfatiza o presidente Marquinho Lang,
A iniciativa reforça o compromisso da Faders com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com o desenvolvimento de ambientes urbanos plenamente acessíveis em todo o Estado.
*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade