Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Capão da Canoa busca informaçõies sobre o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade

Publicação:

A imagem mostra cinco pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira, em uma sala de reuniões iluminada. As duas à esquerda ( a coordenadora de Acessibilidade da Faders e uma servifora de Capão da Canoa) sentadas em cadeiras de couro marrom. Ao fundo, há um banner da Faders – Acessibilidade e Inclusão, acompanhado das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. Todos estão posicionados de forma frontal ou lateral para a câmera, sorrindo, em um ambiente formal e acolhedor, com documentos e uma garrafa de água sobre a mesa.No centro o presidente da Faders em sua cadeira de Rodas, e ao lado dele o servidor de capão de canoa tbm em cadeira de rodas, ao lados des a direita a outra servidora de Capão da Canoa em uma cadeira em couro marrom.
Capão da Canoa busca informações sobre o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade - Foto: Gabinete Presidência Faders
Por Bethania Haas Loblein / Ascom Faders

Na tarde desta terça-feira, 25 de novembro, a Faders Acessibilidade e Inclusão recebeu representantes de Capão da Canoa para uma reunião voltada ao fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade no município. Participaram do encontro o servidor público da Secretaria de Gestão e Inovação e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Diego Meyer, e as coordenadoras de projetos de Inclusão, Viviane Lara e Cátia Spido.

Eles foram recebidos pelo presidente da Fundação  Marquinho Lang, e pela coordenadora de Acessibilidade, Jaqueline Rosa, em um diálogo voltado à obtenção de informações sobre o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade.

O Selo avalia o cumprimento das normas de acessibilidade urbana e arquitetônica, certificando espaços públicos e privados nos níveis Bronze, Prata ou Ouro, conforme o grau de adequação. A participação dos municípios, por meio de convênio com a Faders, é essencial para fortalecer a fiscalização e ampliar a implementação de medidas que garantam acessibilidade em escolas, praças, prédios públicos e estabelecimentos privados.

Para a Faders, o Selo vai além de um documento técnico. Representa um instrumento de transformação social, que estimula a construção de cidades mais seguras e inclusivas. “O Selo de Acessibilidade reconhece os espaços que já são acessíveis e, ao mesmo tempo, incentiva aqueles que ainda não estão adequados a avançarem e se tornarem verdadeiramente inclusivos”, enfatiza o presidente Marquinho Lang, 

A iniciativa reforça o compromisso da Faders com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com o desenvolvimento de ambientes urbanos plenamente acessíveis em todo o Estado.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS