Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo será lançada em junho no RS

Governador Eduardo Leite autorizou presidente da Fundação, Marquinho Lang, a iniciar implementação do documento

Publicação:

Em primeiro plano na foto, à esquerda, o governador segura um documento, enquanto à direita, Marquinho Lang mostra um telefone celular para o governador. Ambos estão sentados no canto de uma mesa, quase de costas para a foto.
Marquinho Lang apresentou modelo de carteirinha ao Governador Eduardo Leite - Foto: Sãmella Moreira

O governador Eduardo Leite autorizou a FADERS Acessibilidade e Inclusão a iniciar a implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Estado. Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (19) no Palácio Piratini, o presidente da FADERS, Marquinho Lang e a diretora técnica da Fundação, Ana Flávia Beckel Rigueira, apresentaram o trabalho desenvolvido até o momento, que envolve a definição do modelo do documento e os preparativos para sua confecção, atendendo à Lei 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. Também estiveram no encontro a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker; os deputados Fran Somensi e Sérgio Peres; a chefe de gabinete do deputado federal Carlos Gomes, Beth Colombo; e o diretor administrativo da FADERS, Romário Cruz.

Marquinho Lang destacou que a Ciptea que será confeccionada pela FADERS será a mais completa do país. Além dos dados exigidos pela Lei Federal, como o nome, filiação, local e data de nascimento, identidade civil, CPF, tipo sanguíneo e endereço residencial completo, o documento gaúcho terá como diferencial a impressão de QR Code, que permitirá acessar informações adicionais e conterá geolocalização. “A FADERS desenvolveu uma rotina que possibilitará que os documentos necessários para a Ciptea sejam encaminhadas pela internet, e que será confeccionada e entregue de maneira gratuita às pessoas com autismo. E o QR Code facilitará o contato, em situações de emergência, com familiares, visto que uma parcela das pessoas com autismo tem dificuldades de comunicação”, salientou.

A diretora técnica, Ana Flávia, ressaltou que a implantação do documento ajudará na definição de políticas públicas para as pessoas com TEA. “Atualmente, não temos dados oficiais sobre o número de pessoas com autismo no Estado e no Brasil. Temos um número de pesquisas internacionais, de que um em cada 54 nascidos possui transtorno do espectro do autismo. Com a Ciptea, poderemos criar um banco de dados que nos dará informações mais próximas da nossa realidade”, completou.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista deverá ser lançada em junho no Estado, mês em que também é comemorado o Dia do Orgulho Autista (18/06), juntamente com o resultado do edital do TEAcolhe, que é o programa estadual Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Está prevista a criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

Outras pautas: No encontro, o presidente Marquinho Lang também tratou com o governador sobre dois assuntos bastante caros à FADERS. O primeiro, sobre a Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão (Legai), cujo texto está pronto e depende apenas do envio por parte do Governo do Estado à Assembleia Legislativa. A outra pauta foi a inclusão da capacitação Abordagem com Cidadania oficialmente na formação dos agentes de segurança pública. A capacitação já é realizada em parceria com órgãos como Brigada Militar e Polícia Civil. Contudo, Lang sugere que seja uma capacitação permanente nos cursos de formação dos novos agentes, já que tem foco em orientar sobre a legislação relativa às pessoas com deficiência e sobre como abordá-las e atendê-las em uma intercorrência policial, levando em consideração as especificidades de cada deficiência.

 

#PraTodosVerem Em primeiro plano na foto, à esquerda, o governador segura um documento, enquanto à direita, Marquinho Lang mostra um telefone celular para o governador. Ambos estão sentados no canto de uma mesa, quase de costas para a foto. Ao fundo, no centro da mesa, o deputado Sergio Peres conversa com a chefe de gabinete Beth Colombo.

 

Fotos: Sãmella Moreira

FADERS