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Com 600 inscritos, Curso Contextos de Acessibilidade tem aula inaugural

Participantes aprenderão a identificar os diferentes tipos de barreiras presentes na sociedade e formas de promover a inclusão

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No alto do cartão, num balão retangular está escrito Curso EAD: Contextos de Acessibilidade. Ao lado, o desenho de uma casa com nove símbolo de diferentes tipos de deficiência.  Logo abaixo, o instantâneo de parte da aula inaugural, com nove janelas.
Inscritos receberam boas-vindas do presidente da FADERS e da secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

O Curso Contextos de Acessibilidade, promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, teve sua aula inaugural na manhã desta terça-feira (08). Com 600 inscritos, provenientes de mais de 100 municípios gaúchos, de municípios de outros 14 Estados brasileiros e até participante de Portugal, a capacitação será realizada integralmente na modalidade Ensino à Distância, com um mês de duração e certificados de conclusão de 20 horas. O objetivo é apresentar os diferentes tipos de acessibilidade e as barreiras presentes na sociedade para promover a identificação e eliminação destas e oferecer um espaço de debate sobre o tema entre os participantes.

Neste primeiro encontro, os inscritos foram saudados pelo presidente da FADERS, Marquinho Lang; pela secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker; pela diretora técnica da FADERS, Ana Flávia Beckel Rigueira; pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jussara Müller de Assis; além de ouvirem as primeiras recomendações das professoras Eva Loreni de Castilhos, coordenadora de Capacitação da FADERS; Aline Monteiro Correia, coordenadora de Acessibilidade; e Alane Nerbass Souza, analista fonoaudióloga.

Marquinho Lang ressaltou a capacidade de adaptação às tecnologias digitais adquirida pela FADERS, que permitiu que os conteúdos elaborados pela equipe técnica alcancem um público mais diversificado. “Da mesma maneira que essa pandemia nos afasta, também nos aproxima. Desde o ano passado, a FADERS tem feito um esforço muito grande para oferecer cursos e capacitações de forma virtual, estamos continuamente aprendendo para sempre prestar o melhor serviço. E uma das coisas que nós queremos é preparar as pessoas para que elas possam facilitar a vida das pessoas com deficiência, acolher com sentimento, com atitude no dia a dia, para que elas se sintam verdadeiramente incluídas”, afirmou. A diretora técnica Ana Flávia Beckel Rigueira seguiu na mesma linha. “Sempre fizemos cursos nos municípios, mas no ano passado precisamos fazer essa grande adaptação, de pensar num formato de trabalho para que pudéssemos atender os 497 municípios do RS. Ter hoje 600 inscritos é muito significativo, pois além dos mais de cem municípios gaúchos presentes, estamos chegando a mais 14 estados, e temos pessoas do exterior buscando nossos cursos”, completou.

 

#PraTodosVerem no alto do cartão, num balão retangular está escrito Curso EAD: Contextos de Acessibilidade. Ao lado, o desenho de uma casa com nove símbolo de diferentes tipos de deficiência.  Logo abaixo, o instantâneo de parte da aula inaugural, com nove janelas divididas em duas linhas. Nelas, as imagens de câmera aberta de sete pessoas. Nas outras duas, o ícone circular indicando os participantes. No rodapé, a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão.

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