Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Comunicação Aumentativa e Alternativa é pauta de reunião na FADERS

Presidente da Associação Bageense de Deficientes trata de ações conjuntas com Marquinho Lang

Publicação:

Cimone, mulher de cabelos longos e escuros, está sentada ao lado do presidente da FADERS, Marquinho Lang. Ambos usam máscaras de proteção facial e seguram uma cartilha. Ao fundo, o banner da FADERS.
Reunião tratou de ações conjuntas para outubro, mês de conscientização sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa

O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, recebeu nesta segunda-feira (02), Cimone Barbosa Gonzales, presidente da Associação Bageense de Deficientes (ABADEF) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) de Bagé. Em pauta, ações conjuntas para outubro, que é o mês de conscientização sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, uma área da Tecnologia Assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação, atendendo a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

Marquinho Lang afirmou que a FADERS sempre será parceira de iniciativas voltadas às tecnologias assistivas, e citou a realização da Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (Expotai), evento promovido pela FADERS em duas oportunidades e que não pode ser mais realizada em função dos cuidados necessários à prevenção e proteção contra o Coronavírus. "Nós valorizamos todas as tecnologias assistivas, pois são muito importantes para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Tanto que a FADERS criou a Expotai justamente para evoluir, incentivar e divulgar todas as ferramentas voltadas ao segmento PcD. Iniciativas como essa sempre terá o apoio da FADERS", afirmou.

FADERS