Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Em Bagé a temporada 2025/2026 do Programa Rede Praia Acessível já começou

Publicação:

A imagem mostra um grupo de cerca de 18 pessoas reunidas sob uma estrutura coberta, em um espaço externo próximo a uma piscina. Na parte frontal, há duas cadeiras anfíbias de cor azul e um flutuador amarelo utilizado por guarda-vidas. O grupo é composto por homens e mulheres, alguns usando camisetas e bonés amarelos com a marca do programa Operação Verão Total, os guarda-vidas de uniforme vermelho e amarelo, enquanto outros vestem roupas casuais. Algumas pessoas estão em pé e outras agachadas ou sentadas,e o presidente da Faders ao centro em sua cadeira de rodas,  formando uma pose coletiva para a foto. O ambiente ao fundo mostra área de lazer aquática com piscinas e estruturas de parque.
Em Bagé a temporada 2025/2026 do Programa Rede Praia Acessível já começou - Foto: Gabinete Presidência Faders
Por Bethania Haas Loblein / Ascom Faders

Na tarde desta quarta-feira, 26 de novembro, a Faders  Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, esteve em Bagé para a abertura oficial da Temporada 2025/2026 do programa Rede Praia Acessível em piscinas.

No Bagé Tênis Clube o presidente da Faders, Marquinho Lang, acompanhado do diretor administrativo Romário Cruz e do assessor Paulo Renato Freitas dos Santos, realizaram a entrega oficial de duas cadeiras anfíbias ao município. Os equipamentos permitirão que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham acesso seguro à água durante o verão, em ambientes estruturados e supervisionados.

A iniciativa, que conta com o apoio da ABADEF  (Associação Bageense de Pessoas com Deficiência) , da Primeira Infância Melhor/PCF de Bagé e do Corpo de Bombeiros Militar do RS, reforça que municípios sem balneários naturais também podem integrar o Programa, desde que possuam espaços adequados e tenham equipes que possam ser capacitadas e preparadas para auxiliar nos banhos.

Bagé torna-se, assim, referência na utilização de piscinas como ponto de inclusão, uma vez que no município o Rede Praia Acessível está em sua terceira edição. “Chegar à terceira edição desta iniciativa é motivo de orgulho para todos nós da ABADEF. A cada ano reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e com o direito das pessoas com deficiência ao lazer. A entrega das cadeiras anfíbias é mais um passo concreto para garantir dignidade e participação plena. Agradeço à FADERS, ao PIM/PCF e a todos os parceiros que contribuem para uma Bagé cada vez mais acessível”, enfatizou a presidente da ABADEF, Cimone Barbosa.

Já o presidente da Faders, Marquinho Lang, reforçou a importância da parceria dos municípios com a Fundação para que esta ação aconteça. “A terceira edição do Programa Rede Praia Acessível em piscinas demonstra a força de uma parceria contínua que transforma vidas. A acessibilidade é uma política permanente, que se constrói com responsabilidade e união. Agradeço à ABADEF, ao PIM/PCF de Bagé e ao apoio fundamental dos guardas-vidas do CBMRS. Que mais esta edição seja um marco de cidadania, inclusão e ampliação de oportunidades para toda a comunidade.”

Os guardas-vidas do CBMRS que irão atuar junto ao Programa também estiveram presentes, apoiando a iniciativa.

FADERS