Encontro Virtual de Pais de AHSD aborda relacionamentos sociais
Convidada da edição de 1º de dezembro é Maria Lúcia Prado Sabatella, referência na área da Superdotação
Publicação:
No dia 1º de dezembro, acontece o Encontro Virtual de Pais de Pessoas com Altas Habilidades e Pessoas com Superdotação. O tema desta edição será “Superdotação e Interação Social: Qual a importância dos relacionamentos sociais nas AH/SD?”. A convidada é a profissional da Educação, consultora e pesquisadora, especializada nas áreas de Inteligência Humana, Superdotação e Talento, Maria Lúcia Prado Sabatella. A mediação é a mestre em Educação AH/SD da FADERS, Larice Bonato Germani, e da pedagoga e presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades /Superdotação (AGAASHD), Lexandra Gomes.
Para participar, é preciso fazer contato pelo e-mail larice-germani@faders.rs.gov.br ou contato@agaahsd.com.br
SUPERDOTAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL
Qual a importância dos relacionamentos nas altas habilidades ou superdotação?
Desde a entrada na escola tanto os pais como os professores ficam ansiosos para constatar que os superdotados estão felizes e aceitos pelos colegas. Desejam ardentemente que tenham muitos amigos e, quando não acontece, começam a imaginar a existência de problemas de relacionamento. E essa é uma questão que se prolonga pela vida.
Mas quem é "igual" a um superdotado? Em que atividades e em que situações?
Vamos conversar e refletir que o que consideramos como relacionamento satisfatório talvez seja bem diferente daquilo que os superdotados sentem e precisam.
MARIA LÚCIA PRADO SABATELLA
Profissional da educação, consultora e pesquisadora, especializada nas áreas de Inteligência Humana, Superdotação e Talento.
Graduada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É delegada do Brasil no Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas (WCGTC) e membro da Associação Nacional para Crianças Superdotadas (NACG) - EUA. Sócia fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e fundadora do Instituto para Otimização da Aprendizagem - INODAP, referência na área da Superdotação. Atua como docente em cursos voltados para formação de profissionais e tem vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.