FADERS e PSDB-RS/Inclusão tratam sobre a Ciptea

Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista será lançada ainda neste mês

#PraTodosVerem Instantâneo de um momento da reunião virtual. São mostradas 16 janelas distribuídas em três linhas, com seis janelas nas duas primeiras linhas e quatro na terceira. Todas as câmeras estão abertas mostrando os participantes.
Ciptea será lançada juntamente com divulgação das 30 unidades do TEAcolhe no Estado

O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (09), com integrantes do PSDB-RS/Inclusão, segmento da sigla voltado para políticas públicas para pessoas com deficiência, além de representantes de outros partidos e entidades convidados. A pauta principal foi o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Estado, que começará a ser confeccionada pela FADERS ainda neste mês de junho.

Lang explicou que as primeiras carteiras serão entregues juntamente com o anúncio do Governo do Estado dos municípios escolhidos para receberem as unidades da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEAcolhe), cujo edital foi aberto no mês de abril e prevê a criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR) para fortalecer o atendimento às pessoas com TEA. “A nossa Ciptea vai além do que determina a lei e, por isso será a mais completa do Brasil. Enquanto isso, já estamos com nossa estrutura completamente pronta, e estamos fazendo contato com as entidades para explicar como funcionará o processo de envio da documentação e iniciar a capacitação dos responsáveis pelo atendimento  lá na ponta, diretamente com as famílias das pessoas com TEA”, explicou.

Entre os participantes, estiveram o deputado estadual Mateus Wesp; os vereadores Admar Pozzobom (Santa Maria), Marisol Santos (Caxias do Sul), Tatiane Frizzo (Caxias do Sul),  Fábio Zanetti (Carazinho), Wallace Soares (Erechim), Antonio Maciel Junior (Cachoeira do Sul), Márcio Dal Cin(Lajeado), Letícia Santos (Morro Redondo), Rafael Refatti (Quaraí), Maurício Castro (Quaraí), e outras lideranças como o Secretário de Saúde de Quaraí, Mauro Eli de Almeida; Cleberson Gardin (Cruz Alta), Renata Siqueira (Pedagoga ACD Passo Fundo), Mara Rúbia Rosa (Bagé), o assessor parlamentar João Pedro Albuquerque de Azevedo e o chefe de gabinete da FADERS, Gabriel  Zanella.