Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Fórum Temático On-Line sobre acessibilidade Arquitetônica e Urbanística tem aula inaugural

Encontro foi preparatório para o dia 6 de dezembro, quando ocorre a aula síncrona

Publicação:

#PraTodosVerem Instantâneo da aula inaugural virtual. À esquerda, uma apresentação de eslaides, com a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão no alto, e depois escrito Fórum Temático On-Line sobre Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística p Construindo uma Sociedade sem Barreiras. Começaremos em instantes. No canto inferior direito do eslaide, a logomarca do Governo do Estado, Novas Façanhas. À direita, dezesseis janelas distribuídas em quatro linhas e quatro colunas. Dez delas estão com câmera aberta, em que aparecem homens e mulheres. Outras cinco mostram apenas um ícone circular com o nome e a letra inicial ou foto dos participantes. A última janela indica que mais 56 pessoas estavam conectadas naquele momento.
Fórum tem grande participação de grande de profissionais de áreas afins, como Engenharia, Arquitetura e fiscais de obras

Foi realizada, nesta segunda-feira (29) a aula inaugural do “Fórum Temático On-Line sobre Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística: construindo uma sociedade sem barreiras”. A partir deste encontro introdutório, os mais de 200 inscritos terão acesso a vídeos e materiais especialmente produzidos para o evento. No próximo dia 6, acontecerá o Fórum propriamente dito, para possibilitar que os participantes tirem dúvidas e debatam sobre o conteúdo.

No encontro, foram apresentadas as professoras desta edição. A coordenadora de Capacitação da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Eva Loreni de Castilhos/ a coordenadora de Acessibilidade, Aline Monteiro Correia; e, como convidada, a professora e arquiteta Cristina Brocca, integrante do Comitê Gestor Estadual do Selo de Acessibilidade e que possui mais de 20 anos de experiência na área, contabilizando 1.118 projetos de acessibilidade em agências bancárias, hospitais, escolas e aeroportos.

De acordo com a coordenadora de Capacitação, os Fóruns Temáticos da FADERS surgiram em 2017, atendendo a missão da fundação de articular a política pública estadual para pessoas com deficiência. “Acreditamos que com debates e conhecimentos possamos construir uma sociedade cada vez mais sem barreiras. Estamos satisfeitos pelo grande número de participantes, inclusive de profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, técnicos em edificações, estudantes destas áreas, fiscais de obras, corretores de imóveis, que serão nossos multiplicadores no dia a dia sobre a importância da acessibilidade arquitetônica e urbanística para todos”, afirmou Eva Loreni de Castilhos.

Também participou da abertura a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Patrícia Lisboa.

FADERS