Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Capivari do Sul debateu as Políticas Públicas Para pessoas com deficiência na 105ª edição do Fórum

Publicação:

Fórum em Capivari do Sul contou com grande presença da comunidade local. Foto Divulgação.
1341235920DSC08239.JPG - Foto: ACOM Faders
Espaço de participação e construção de políticas públicas, através da discussão e das reivindicações de todos, o Fórum Permanente de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, teve a sua 105ª edição, levando a temática da pessoa com deficiência ao município de Capivari do Sul, com a finalidade de conhecer a realidade da região em relação a acessibilidade local, assim como os demais temas do interesse da região. Com o auditório lotado, as atividades no Centro Comunitário do Município iniciaram com a diretora presidente da FADERS, Marli Conzatti saudando a todos os presentes no evento e informando a importância do envolvimento e da iniciativa da comunidade local, na promoção do fórum. No total, a atividade contou com a presença por 271 participantes, entre os 14 municípios representados.

Temas como garantias de direitos e cidadania; experiências locais e região foram discutidos na atividade, junto a isso ocorreu o seminário técnico sobre a convenção da ONU e das políticas públicas; reuniões com os gestores municipais e com universidades da região. E a partir dos debates estabelecidos foram apontadas várias questões como prioritárias a serem equacionadas pela sociedade e governo. A prefeita de Capivari do Sul, Glacy Osório, através da FADERS, assinou o termo de adesão ao compromisso nacional pela inclusão das Pessoas com Deficiência, onde o município se compromete a observar as diretrizes, conforme o artigo 2º. do Decreto 6.215, de 26 de setembro de 2007, que entre outros objetivos tem de ampliar a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mediante sua qualificação profissional;ampliar o acesso das pessoas com deficiência à política o acesso das pessoas com deficiência à habitação acessível; tornar as escolas e seu entorno acessíveis, de maneira a possibilitar a plena participação das pessoas com deficiência; garantir que as escolas tenham salas de recursos multifuncionais, de maneira a possibilitar o acesso de alunos com deficiência.

O evento foi promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), em parceria com o Ministério Público Estadual,Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), prefeitura de Capivari do Sul.

FADERS