Celebrando os Avanços e homenageando os parceiros do Programa Rede Praia Acessível

Foto com todos presentes do evento, quem recebeu homenagem está com as medalhas penduradas no pescoço, e ao centro o presidente da Fundação segura uma maquete das Guaritas Acessíveis.
Faders homenageia parceiros do Programa Rede Praia Acessível - Foto: Bethania Loblein/ASCOM Faders
Por Bethania Haas Loblein MTB 10359

Na manhã desta sexta-feira, 01, a Câmara de Vereadores de Imbé foi cenário de uma celebração marcante: a apresentação do mapeamento, impacto e perspectivas do Programa Rede Praia Acessível 2024. A Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul) conduziu o evento, destacando o programa agora como uma iniciativa consolidada do estado, o que promete  ainda mais avanços na inclusão e acessibilidade nas praias, balneários e piscinas gaúchas.

Durante o evento, os presentes foram informados pela Coordenadora do Programa, Cláudia Alfama, sobre os resultados até o momento, incluindo o mapeamento detalhado das ações, as metas atingidas e os mais de 400 banhos assistidos, que simbolizam o sucesso do projeto em promover lazer e inclusão para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A entrega de medalhas e certificados aos parceiros foi um dos momentos mais emocionantes, reconhecendo a colaboração essencial que impulsionou o programa a um novo patamar.

Em sua fala o  presidente da Faders, Marquinho Lang, além de exaltar o papel de cada um, servidores da Faders, municípios e entidades parceiras e Corpo de Bombeiros Militar do RS, para o sucesso do Rede Praia Acessível; lembrou das dificuldades enfrentadas e da evolução do programa. “Mais do que recursos o que é importante para um projeto dar certo é a: vontade! E aqui vemos todos imbuídos da mesma vontade, compartilhando o mesmo sentimento de gratidão a cada banho assistido, que não tem preço, e sim muito valor. Nossa missão vai além de oferecer acessibilidade, é sobre criar momentos, é sobre a verdadeira inclusão, é sobre a felicidade de ver barreiras sendo quebradas, é sobre realizar sonhos!”, diz Lang.

O presidente da Fundação ainda informou a todos que durante a baixa temporada o Rede Praia Acessível segue atendendo a todos até o final de março. Assim, serão implementadas melhorias nas guaritas acessíveis que visam enriquecer ainda mais a experiência dos usuários e adaptar o programa às necessidades em evolução. ( Confira as alterações ao final do texto)

O evento desta manhã não foi apenas uma celebração das conquistas deste programa que pioneiro no Brasil, mas também um momento de reflexão sobre o caminho a seguir. A oficialização do Rede Praia Acessível como um programa de estado é um marco na busca por uma sociedade mais inclusiva, assegurando que o direito ao lazer e à apreciação  das belezas naturais seja acessível a todos.

Ao receber a homenagem, cada parceiro reforçou o compromisso em continuar avançando rumo a um verão inclusivo, e batalhando por mais acessibilidade em todos os cantos do Rio Grande, evidenciando o poder da colaboração e da determinação coletiva em fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além dos servidores da Faders,  guarda vidas e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do RS, representantes de municípios parceiros, estiveram presentes no evento o prefeito de Imbé, Ique Vedovato e o deputado estadual Sérgio Peres.

tabela - mudanças - Guaritas Acessíveis (.jpg 103,23 KBytes) .jpeg 75,04 KBytes)