Coordenadora de Capacitação da FADERS recebe comenda do 63º Festival Hípico Noturno
Eva Loreni de Castilhos foi homenageada pelo trabalho realizado no projeto Equoterapia, parceria da FADERS com a BM
Publicação:

O serviço prestado à comunidade pela Equoterapia ocorre a partir de um convênio da FADERS com a Brigada Militar, firmado por meio das secretarias de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e de Segurança Pública. Enquanto a Fundação disponibiliza o trabalho das servidoras de capacitação e de acompanhamento, a BM cede espaço físico, cavalos e soldado responsável pelos cavalos que acompanha os atendimentos.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar realizada por profissionais habilitados nas áreas da Saúde, Educação e Equitação, a fim de promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O projeto começou a ser estruturado no fim de 2020 e foi colocado em prática no início deste ano. Atualmente, oito pacientes são atendidos em três turnos. Para participar, é preciso entrar em contato com a Unidade de Acolhimento da FADERS pelo telefone (51) 3287-6507. A partir disso, é realizada triagem e avaliação das pessoas que são elegíveis para a terapia.
A 63ª edição do Festival Hípico Noturno acontece em Porto Alegre de 24 a 27 de novembro na sede do 4º Regimento de Polícia Montada (Rua Cel. Aparício Borges, 2351) com entrada franca. O Festival Hípico Noturno é aberto ao público, que pode prestigiar a competição que se estende ao longo dos 4 dias. Organizado pela Brigada Militar e realizado de forma ininterrupta desde 1960, o mais antigo evento de hipismo do país almeja contar com a participação de mais de 300 conjuntos de cavalos e cavaleiros nesta edição. A competição atrai participantes militares e civis, atletas e praticantes do hipismo de todo Brasil, além de países da América Latina.