Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Curso qualificará profissionais da Odontologia para atendimento a pessoas com deficiência

Capacitação tem como público-alvo cirurgiões-dentistas e auxiliares odontológicos que atuam na rede pública

Publicação:

#PraTodosVerem Oito pessoas, três homens e cinco mulheres, estão sentados ao redor de uma mesa retangular. Ao fundo, o banner da FADERS entre as bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Inscrições estarão abertas entre 13 e 20 de junho

O Curso de Capacitação para Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência e com Doenças Mentais está de volta. A cooperação técnica entre FADERS Acessibilidade e Inclusão e o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Política de Saúde Bucal, por meio das Secretarias de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e da Saúde, possibilitará a realização da 13ª edição do Curso. O objetivo é capacitar profissionais da Odontologia da rede de saúde pública para atender adequadamente as pessoas com deficiência de acordo com suas especificidades.

Na manhã desta quinta-feira (5), foi realizada uma reunião de trabalho para alinhar os últimos detalhes antes do lançamento do edital. Participaram o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang; a diretora técnica, Ana Flávia Beckel Rigueira; o diretor administrativo, Romário Cruz; as coordenadoras de Capacitação, Eva Loreni de Castilhos, e de Atendimento, Mirelle Melo Ferreira Duarte; do médico neurologista da unidade Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP), Jorge Luiz Pinto Felizardo; a coordenadora administrativa, Carmen Casacurta; e da coordenadora do curso, Fernanda Cardoso Franco, que integra o Serviço Interno de Atenção à Saúde do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

O curso será dividido entre teoria e prática, com atendimentos presenciais a pessoas com deficiência que são assistidas pela FADERS e pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro. Serão 16 vagas, oito para cirurgiões-dentistas e oito para auxiliares e técnicos em saúde mental que atuam no Sistema Único de Saúde. As aulas iniciam no dia 5 de agosto e se estendem até 16 de dezembro. O curso é gratuito, e as inscrições serão abertas no dia 13 de junho. Como serão poucas vagas, haverá seleção entre os candidatos, com análise de currículos e entrevistas. Para participar, os candidatos devem ter disponibilidade por 8 horas semanais para desenvolver as atividades práticas e teóricas às sextas-feiras. A participação é obrigatória para fins de aprovação.

Os organizadores explicam que o pequeno número de vagas se deve a retomada de um curso que não é realizado há dez anos. A intenção, no entanto, é de ampliar significativamente o número de inscritos a partir de 2023.

FADERS