Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Delegação da RS Paradesporto viajará a Curitiba com apoio da FUNDERGS

Publicação:

Luiz Portinho com Renita Dametto, Presidente da FUNDERGS, e Kalil Sehbe, Secretário de Esportes. Foto de Tiago Garcia/SEL
1331556337assinatura_convenio_fundergs_p_site.jpg - Foto: RS Paradesporto
O Presidente da RS Paradesporto Luiz Portinho esteve no Centro Administrativo na última sexta feira para assinar o convênio com a FUNDERGS que garantirá meios e recursos financeiros para que as delegações de atletismo e natação representem o Estado do Rio Grande do Sul na etapa Sul do Circuito Paraolímpico.

O evento acontecerá em Curitiba, entre os dias 16 e 18 de março e contará com os melhores atletas do sul do país. Além da disputa direta por medalhas, os atletas gaúchos viajam com a intenção de obter índices qualificatórios para as etapas nacionais, que acontecem no segundo semestre.

A delegação da RS Paradesporto será uma mescla de atletas com vasta experiência e novos talentos. Carlos Roberto Oliveira e Altemir Luis de Oliveira, corredores em cadeira de rodas, estão há mais de 10 anos no Circuito Paraolímpico e tradicionalmente freqüentam os cenários nacional e internacional. Altemir, por exemplo, foi vice campeão mundial, em 2005, e medalhista de bronze nos Jogos Para-Panamericanos de 2003, nas provas de 800m e 1.500m. No ano passado Gringo foi campeão brasileiro dos 10.000m e vice campeão brasileiro dos 1.500m. Já Carlão goza de prestígio e consideração no cenário das corridas em cadeira de rodas. Foi um dos pioneiros na modalidade no país e incentivou vários novos talentos. No ano passado Carlão foi vice campeão brasileiro na prova dos 5.000 metros.

As novidades ficam por conta dos jovens Giacomo Braga (17 anos), na natação, e Gilsinei Rosa (15 anos), no atletismo. Os dois foram destaques da delegação gaúcha que esteve em São Paulo em 2011 para a disputa das Paraolimpiadas Escolares e farão sua estréia no Circuito Paraolímpico.

A expectativa da direção da RS Paradesporto é que a delegação conquiste um mínimo de 10 medalhas e obtenha pelo menos 4 índices para participação nas etapas nacionais. A diretora esportiva Cintia Florit destacou o empenho dos atletas na preparação para o evento: “nossos atletas realizaram uma intensa preparação desde o ano passado e viajam para Curitiba com todas as possibilidades de disputar as primeiras colocações na competição”.

As palavras que melhor definem o espírito da equipe são do corredor Ronaldo Germano, que em 2011 teve sua participação abreviada no Circuito por falta de material adequado e este ano viaja a Curitiba com uma cadeira de rodas de corrida em boas condições: “vou passar por cima de quem estiver na minha frente!”.

Que os Guerreiros da RS Paradesporto representem bem o desporto paraolímpico gaúcho.
FADERS