Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Encerramento da Oficina “Noções Básicas de Preparação para o Trabalho”

Publicação:

A fotografia mostra um grupo de pessoas reunidas em uma sala, sorrindo e segurando certificados de conclusão da oficina “Noções Básicas de Preparação para o Trabalho”, realizada pela Faders.
Na imagem, aparecem cerca de 20 pessoas, entre participantes,familiares e equipe técnica. Alguns dos participantes estão à frente, sentados ou agachados, enquanto outros permanecem em pé, formando fileiras. Muitas das pessoas com deficiência intelectual e autismo exibem orgulhosamente seus certificados, representando o encerramento da atividade.

O ambiente é simples e acolhedor, com paredes em tom claro e uma televisão ao fundo, onde é possível ver uma tela projetada com a identidade visual da Faders e o título da oficina.
Encerramento da Oficina “Noções Básicas de Preparação para o Trabalho” - Foto: Área Técnica Faders
Por Bethania Haas Loblein - ASCOM Faders

A Unidade Trabalho da Faders realizou, entre abril e agosto de 2025, a oficina “Noções Básicas de Preparação para o Trabalho”, voltada para pessoas com deficiência intelectual e pessoas com autismo. A atividade encerrou-se no dia 13 de agosto, na Sala Verde do CAZON, reunindo participantes, equipe técnica e familiares num momento de celebração de conquistas e sonhos.

Com 12 vagas disponibilizadas – todas preenchidas no início da formação – a oficina foi concluída por 09 participantes. O percurso foi marcado por reflexões sobre direitos, sonhos, oportunidades iguais e reais, fortalecendo a autonomia e a preparação para o mundo do trabalho.

Resultados que inspiram

Ao longo dos encontros, o grupo recebeu apoio e orientação para enfrentar o principal desafio que ainda persiste: o capacitismo, barreira que muitas vezes limita a inserção no mundo do trabalho. Mas os resultados comprovam que, quando há oportunidade, o talento aparece:

  • 2 participantes foram encaminhados para entrevistas em vagas formais;
  • 4 participantes foram encaminhados para entrevistas no programa Jovem Aprendiz.

Esses números traduzem o impacto da oficina: abrir portas, derrubar barreiras e mostrar que todo talento merece ser reconhecido e ninguém pode ficar de fora.

Olhando para o futuro

A Faders reafirma o seu compromisso com a inclusão. Uma nova edição da Oficina já está prevista para 2026, com início estimado para abril. Mais uma oportunidade para ampliar horizontes, fortalecer vínculos e seguir construindo um estado mais justo e diverso.

“Porque acreditamos: ninguém deve ser definido pelas suas limitações, mas sim reconhecido pelas suas capacidades”, reforça o presidente da Faders, Marquinho Lang.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade

FADERS