Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

ARTIGO: Nas ondas da acessibilidade: Programa Rede Praia Acessível

Publicado nesta quarta-feira, 27/03/2024, na versão impressa do Jornal Zero

Publicação:

card com fundo azul - caixa amarela escrita em preto dentro -Artigo - abaixo em branco - Nas Ondas da Acessibilidade- no canto esquerdo dentro de uma bola uma foto do artigo no jornal com a foto do presidente - ao lado em branco : Leia o artigo do Presidente da Faders Marquinho Lang, publicado no Jornal Zero Hora desta quarta-feira 27/03...e abaixo encerra documento com uma imagem de recorte de jornal e nos cantos abas amarelas
ARTIGO - assinado pelo presidente da Faders, Marquinho Lang, NAS ONDAS DA ACESSIBILIDADE - Foto: ASCOM Faders Acessibilidade e Inclusão
Por Marquinho Lang *Presidente da FADERS

Como presidente da Faders e PCD (pessoa com deficiência), testemunho com gratidão o impacto transformador do programa "Rede Praia Acessível", porque sinto na pele as dificuldades enfrentadas diariamente para partilhar momentos, que para outros parece ser simples.

Este programa, que considero um marco histórico, não só quebra barreiras físicas nas areias, lagos e piscinas em solo gaúcho, mas também redefine a experiência de veraneio para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A Fundação tem trabalhado incansavelmente para implementar ações inovadoras. O Rede Praia Acessível, que teve início em 2012 com ações pontuais, hoje é mais completo e não se limita apenas à infraestrutura que foi ampliada. Promove também campanhas de conscientização para sensibilizar a comunidade sobre a importância da acessibilidade, quebrando barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais. Educação é a chave para construir uma sociedade mais inclusiva.

Programa pioneiro no Brasil nestes moldes, e por sua abrangência, tem a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do RS é crucial para o sucesso. Com as Guaritas Acessíveis, o trabalho dos guarda-vidas não apenas garante a segurança, mas junto com a colaboração dos municípios, também destaca a cooperação para integração das pessoas com deficiência na beira da praia, balneários e piscinas.

 

 A Faders não apenas cede as cadeiras anfíbias, mas se envolve ativamente na manutenção periódica, assegurando que cada equipamento esteja em perfeitas condições. Também capacita quem atua junto aos banhos assistidos. Sabemos que muito foi feito, mas ainda há muito a avançar, assim o objetivo é que o Programa seja duradouro e expansivo, deixando um legado de igualdade e acessibilidade para as gerações futuras.

A resposta positiva tem sido inspiradora. Até esta semana foram registrados mais de 800 banhos assistidos. Ver famílias inteiras, independentemente da condição de mobilidade, juntas desfrutando dos banhos assistidos é a prova de que estamos no caminho certo. A alegria estampada no rosto de cada um que participa do programa é a nossa maior recompensa.

 

FADERS