Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Projeto Praia Acessível promove banhos assistidos às PcD e pessoas com mobilidade reduzida

Edição 2022 do projeto foi lançada domingo, em Capão da Canoa, junto com Operação RS Verão Total

Publicação:

Um guarda vida, a coordenadora do Núcleo de Paradesporto da FADERS, Cláudia Alfama, e o diretor administrativo Romário Cruz, conduzem uma cadeira anfíbia com uma pessoa com deficiência pela areia. São observados de perto pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.Ao fundo, dezenas de pessoas acompanham a caminhada. Aparecem também guarda-sóis, um quiosque e, ao longe, veículos e fachadas de edificações.
Governador e vice acompanham os procedimentos para o banho assistido em cadeira anfíbia

O Projeto Praia Acessível, promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão em parceria com as praias e balneários do Estado, está de volta. Nesse domingo (19), ocorreu a abertura da Operação RS Verão Total 2022 no calçadão de Capão da Canoa, uma força-tarefa que envolve uma estrutura coordenada de órgãos e entidades do Governo para atender ao grande público que procura o litoral no período. E a FADERS participa desenvolvendo atividades recreativas e esportivas para pessoas com e sem deficiência e, principalmente, promovendo banhos assistidos em cadeira anfíbia.

Durante o evento, foram assinados os termos de empréstimos de oito cadeiras anfíbias para sete cidades: Pinhal, Barra do Ribeiro, Cristal, Arroio do Sal, Cidreira, Rio Pardo e Capão da Canoa, que ficará com dois aparelhos. Na última sexta-feira (17), os servidores municipais que aplicarão os banhos assistidos receberam capacitação ministrada pela coordenadora do Núcleo de Paradeporto da FADERS, Cláudia Alfama. Os profissionais estão prontos para acolher as PcD e as pessoas com mobilidade reduzida, a fazer a transferência entre cadeiras de rodas e cadeiras anfíbias, a ministrar o banho com segurança, a preencher fichas e relatórios, etc.

FADERS