Comportamento de Fuga no Autismo: Entender para Proteger
Publicação:

No dia 07 de agosto, das 9h30 às 11h, o Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo (GAFAPA) promove mais um encontro no Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas – CADEP/FADERS, localizado na Rua Morretes, 222, em Porto Alegre. O tema deste mês é um dos mais sensíveis e relevantes no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA): o comportamento de fuga, também conhecido como elopement.
Elopement é quando a pessoa com autismo se afasta de um local seguro sem aviso ou autorização, colocando-se, muitas vezes, em situações de risco. Esse comportamento pode ter diferentes causas:
- Desconforto sensorial (luzes fortes, sons altos, aglomerações);
-Crises emocionais ou sobrecarga;
-Impulsividade e ausência de percepção de perigo;
-Busca por algo específico, como um objeto, local ou sensação.
Apesar de comum, o comportamento de fuga exige atenção urgente por parte das famílias, cuidadores e profissionais. Compreender os gatilhos e contextos que levam a esse comportamento é fundamental para prevenir situações de risco e garantir o bem-estar da pessoa com autismo.
"Falarmos sobre o elopement é essencial para promover segurança e desenvolver estratégias eficazes que respeitem a individualidade da pessoa com autismo e fortaleçam o vínculo com seus cuidadores", reforça Clarissa Beleza, Coordenadora do CADEP/FADERS.
O GAFAPA, promovido pela FADERS, instituição vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, é um espaço gratuito de apoio e troca de experiências para familiares de pessoas com autismo. Os encontros ocorrem mensalmente, sempre na primeira quinta-feira útil do mês, no CADEP. É um ambiente acolhedor, onde a escuta ativa e a construção coletiva de saberes contribuem para fortalecer famílias e redes de apoio.
*Próximo encontro: 07 de agosto
*Horário: 9h30 às 11h
*Local: CADEP/FADERS – Rua Morretes, 222, Porto Alegre
A participação é aberta a todos os familiares e responsáveis por pessoas com TEA.