Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva
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Dia 14 de abril, Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, é reservado à reflexão sobre a importância da Educação Inclusiva. Falar em educação inclusiva é falar em direitos, em igualdade, acessibilidade, autonomia, pois, diz respeito a uma educação para todos. Para isso torna-se imprescindível incluir a diversidade, respeitando as características individuais de todos os alunos.
A inclusão na educação tem sido um movimento de mudança, uma ação política, social, pedagógica e cultural que mexe com diversas instâncias e segmentos e não deixa de ser também uma ruptura de padrões pré-estabelecidos e convencionalmente aceitos na sociedade. Ao longo desses anos foi preciso muita luta, persistência, estudos e pesquisas que desenvolvessem novas metodologias e novos recursos para que todos possam ser envolvidos.
E para transpor as diversas barreiras, precisamos pensar em acessibilidade, fundamental para efetivar a inclusão. A acessibilidade arquitetônica é essencial nas escolas e no seu entorno, mas também é imprescindível no transporte, na comunicação e informação, nas metodologias, nos materiais pedagógicos e nas atitudes de cada um.
Uma das mais difíceis barreiras a serem transpostas hoje em dia é a barreira atitudinal, sendo ainda comum e recorrente enfrentar a discriminação e o preconceito em relação aos alunos com deficiência e também em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação. Toda criança tem o direito de frequentar um espaço educacional e qualquer outro espaço que queira na comunidade. Todos nós podemos contribuir para romper com esses processos de exclusão ainda tão comuns na nossa sociedade. Estamos todos implicados nesse processo de transformação e na consolidação da educação inclusiva respeitando as diferenças que existem em cada indivíduo.
A FADERS Acessibilidade e Inclusão por meio do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT) disponibiliza serviços que visam cumprir com seu papel nas políticas públicas para uma educação inclusiva: a identificação de pessoas com Altas Habilidades/ Superdotação, a assessoria a escolas para o processo de inclusão, o Curso de LIBRAS, a transcrição e impressão em Braille, Curso “Aprendendo a Confeccionar Materiais Pedagógicos e como Usá-los no Apoio para Aprendizagem da Criança com Deficiência” e o acompanhamento pedagógico especializado para alunos inseridos no ensino regular, com produção de materiais de baixa tecnologia. E o Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP), também da FADERS Acessibilidade e Inclusão, através do atendimento clínico terapêutico, também realiza intervenções com os profissionais das escolas onde seus pacientes estão inseridos, realizando assessorias e trocas de informações para melhor adaptação do aluno.
A inclusão na educação tem sido um movimento de mudança, uma ação política, social, pedagógica e cultural que mexe com diversas instâncias e segmentos e não deixa de ser também uma ruptura de padrões pré-estabelecidos e convencionalmente aceitos na sociedade. Ao longo desses anos foi preciso muita luta, persistência, estudos e pesquisas que desenvolvessem novas metodologias e novos recursos para que todos possam ser envolvidos.
E para transpor as diversas barreiras, precisamos pensar em acessibilidade, fundamental para efetivar a inclusão. A acessibilidade arquitetônica é essencial nas escolas e no seu entorno, mas também é imprescindível no transporte, na comunicação e informação, nas metodologias, nos materiais pedagógicos e nas atitudes de cada um.
Uma das mais difíceis barreiras a serem transpostas hoje em dia é a barreira atitudinal, sendo ainda comum e recorrente enfrentar a discriminação e o preconceito em relação aos alunos com deficiência e também em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação. Toda criança tem o direito de frequentar um espaço educacional e qualquer outro espaço que queira na comunidade. Todos nós podemos contribuir para romper com esses processos de exclusão ainda tão comuns na nossa sociedade. Estamos todos implicados nesse processo de transformação e na consolidação da educação inclusiva respeitando as diferenças que existem em cada indivíduo.
A FADERS Acessibilidade e Inclusão por meio do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT) disponibiliza serviços que visam cumprir com seu papel nas políticas públicas para uma educação inclusiva: a identificação de pessoas com Altas Habilidades/ Superdotação, a assessoria a escolas para o processo de inclusão, o Curso de LIBRAS, a transcrição e impressão em Braille, Curso “Aprendendo a Confeccionar Materiais Pedagógicos e como Usá-los no Apoio para Aprendizagem da Criança com Deficiência” e o acompanhamento pedagógico especializado para alunos inseridos no ensino regular, com produção de materiais de baixa tecnologia. E o Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP), também da FADERS Acessibilidade e Inclusão, através do atendimento clínico terapêutico, também realiza intervenções com os profissionais das escolas onde seus pacientes estão inseridos, realizando assessorias e trocas de informações para melhor adaptação do aluno.