IFSul dá início a projeto que promove a inclusão de pessoas com deficiência
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Consolidar o direito à educação de pessoas com deficiência. Essa é a proposta do Projeto Incluir que começou a ser executado pela Diretoria de Ações Inclusivas (Dirai) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O projeto teve início no campus Charqueadas, com a realização de um curso de capacitação em Libras. As aulas começaram no dia 19 de julho e serão ministradas sempre às terças-feiras até dezembro.
De acordo com a Dirai, outros campi do instituto estão contemplados nesse projeto e já possuem cronograma de atividades, prevendo a realização de cursos de capacitação de inclusão social.
A intenção é preparar o ambiente de ensino para o atendimento de pessoas com necessidades específicas, buscando a promoção de ações que garantam o acesso, a permanência e o sucesso delas na instituição.
Para isso, além de cursos de capacitação visando à qualificação de pessoal para produção de materiais e atendimento direto aos alunos, as ações propostas pelo projeto preveem a aquisição de recursos de tecnologia assistiva, materiais permanentes e materiais didáticos específicos para acessibilidade.
“Estamos em constante busca pelo aperfeiçoamento das condições das nossas instalações e pela qualificação de servidores e alunos, estabelecendo diversas formas de atuação que visem ao fortalecimento institucional e à consolidação de uma visão de escola inclusiva no IFSul. Este projeto, especificamente, nos ajuda na implementação de novos recursos e métodos de tecnologias assistivas, proporcionando simultaneamente a qualificação profissional, que futuramente serão utilizados pelo nosso ensino”, destacou o diretor interino da Dirai, Edgar Mattarredona, que esteve presente em Charqueadas para a aula inaugural do curso de Libras.
“O desenvolvimento da proposta está proporcionando, de forma sistêmica, que o IFSul desenvolva com a sua comunidade o conhecimento dos objetivos do projeto. O sucesso nessa formação passa pela ação da Dirai, pela participação dos coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) e dos coordenadores locais deste trabalho”, ressaltou o coordenador-geral do Projeto Incluir, Eduardo Cassal.
Cassal também elogiou a atuação da coordenadora do Napne de Charqueadas, a professora Andréia Colares, e da coordenadora local do projeto, a aluna Ana Cristina Santos, pelo começo bem sucedido deste trabalho na escola.
Além de Libras, o projeto inclui outros cursos: Acessibilidade e inclusão na web; Inclusão e acessibilidade no ensino e na educação profissional; Leitura e escrita braille e uso de equipamentos e recursos para a produção de materiais destinados a alunos com deficiência visual.
O projeto
O Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior (Ifes). O Incluir tem como principal objetivo fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas Ifes, os quais respondem pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.
Desde 2005, o programa lança editais com a finalidade de apoiar projetos de criação ou reestruturação desses núcleos nas Ifes. Os núcleos melhoram o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas. São recebidas propostas de universidades do Brasil inteiro, mas somente as que atendem às exigências do programa são selecionadas para receber o apoio financeiro do MEC.
De acordo com a Dirai, outros campi do instituto estão contemplados nesse projeto e já possuem cronograma de atividades, prevendo a realização de cursos de capacitação de inclusão social.
A intenção é preparar o ambiente de ensino para o atendimento de pessoas com necessidades específicas, buscando a promoção de ações que garantam o acesso, a permanência e o sucesso delas na instituição.
Para isso, além de cursos de capacitação visando à qualificação de pessoal para produção de materiais e atendimento direto aos alunos, as ações propostas pelo projeto preveem a aquisição de recursos de tecnologia assistiva, materiais permanentes e materiais didáticos específicos para acessibilidade.
“Estamos em constante busca pelo aperfeiçoamento das condições das nossas instalações e pela qualificação de servidores e alunos, estabelecendo diversas formas de atuação que visem ao fortalecimento institucional e à consolidação de uma visão de escola inclusiva no IFSul. Este projeto, especificamente, nos ajuda na implementação de novos recursos e métodos de tecnologias assistivas, proporcionando simultaneamente a qualificação profissional, que futuramente serão utilizados pelo nosso ensino”, destacou o diretor interino da Dirai, Edgar Mattarredona, que esteve presente em Charqueadas para a aula inaugural do curso de Libras.
“O desenvolvimento da proposta está proporcionando, de forma sistêmica, que o IFSul desenvolva com a sua comunidade o conhecimento dos objetivos do projeto. O sucesso nessa formação passa pela ação da Dirai, pela participação dos coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) e dos coordenadores locais deste trabalho”, ressaltou o coordenador-geral do Projeto Incluir, Eduardo Cassal.
Cassal também elogiou a atuação da coordenadora do Napne de Charqueadas, a professora Andréia Colares, e da coordenadora local do projeto, a aluna Ana Cristina Santos, pelo começo bem sucedido deste trabalho na escola.
Além de Libras, o projeto inclui outros cursos: Acessibilidade e inclusão na web; Inclusão e acessibilidade no ensino e na educação profissional; Leitura e escrita braille e uso de equipamentos e recursos para a produção de materiais destinados a alunos com deficiência visual.
O projeto
O Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior (Ifes). O Incluir tem como principal objetivo fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas Ifes, os quais respondem pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.
Desde 2005, o programa lança editais com a finalidade de apoiar projetos de criação ou reestruturação desses núcleos nas Ifes. Os núcleos melhoram o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas. São recebidas propostas de universidades do Brasil inteiro, mas somente as que atendem às exigências do programa são selecionadas para receber o apoio financeiro do MEC.