Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Por um Transporte que Inclui: FADERS e COEPEDE promovem diálogo sobre melhorias na acessibilidade intermunicipal e metropolitana

Publicação:

Foto- sala com paredes brancas, ao centro uma mesa com taqmpa em madeira clara, ao redor cadeiras em couro marrom, na ponta da mesa em sua cadeira de rodas o presidente da Faders, a dua esquerda o presidente do Coepede também em sua cadeira de Rodas, ao redor deles os demais três participantes da reunião. Em frente a mesa uma televisao transmite a participação por videoconferência de um delegado do Coepede. Fim da descrição
Reunião - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein / Ascom Faders

Na última quinta-feira, 22 de maio, na sede da FADERS – Acessibilidade e Inclusão aconteceu encontro estratégico para discutir caminhos possíveis e urgentes para a melhoria da acessibilidade no transporte público metropolitano e intermunicipal no Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião representando a Associação dos Transportadores Metropolitanos (ATM),Érico Michels, e da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI), Lauro Hagemann, além do presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), Nelson Khalil, e o presidente da FADERS, Marquinho Lang.

Na pauta, os principais desafios enfrentados por pessoas com deficiência no uso diário do transporte coletivo de média e longa distância. A reunião buscou identificar barreiras estruturais e operacionais e propor ações conjuntas que promovam um sistema de transporte mais eficiente, digno e acessível.

Também participaram do encontro o diretor administrativo da FADERS, Romário Cruz, e, de forma virtual, Josemar Martins, delegado do COEPEDE e usuário do Passe Livre. Josemar compartilhou sua experiência pessoal como passageiro frequente de rotas intermunicipais, contribuindo com um olhar real e necessário sobre os obstáculos vividos na prática.

"Garantir o acesso ao transporte é garantir cidadania. A acessibilidade precisa estar presente desde o ponto de partida até o destino final, em cada quilômetro percorrido. Nosso compromisso é com um transporte que respeita, acolhe e inclui" enfatiza Lang.

A escuta qualificada promovida pela FADERS e Conselho reafirma o papel da instituição como ponte entre a sociedade civil, o poder público e os usuários, e fortalece o compromisso de que inclusão também passa pelo direito de ir e vir com autonomia e segurança.

*Descrição de imagem no texto alternativo #acessibilidade 

FADERS