Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

Rompendo Barreiras no Esporte: Internacional recebe capacitação da FADERS para atendimento acessível

Publicação:

Foto - do auditório, ao fundo os quadros com as fotos dos ex-presidentes do Inter, em uma parede branca, no canto esquerdo em um telão a logo do Time. Na frente entre as cadeiras com encosto preto estão os participantes do curso, dirigentes e a equipe da Faders que conduziu a capacitação junto com o presidente da entidade. Fim da descrição
Rompendo Barreiras no Esporte: Internacional recebe capacitação da FADERS para atendimento acessível - Foto: Ascom Faders
Por Bethania Haas Loblein- ASCOM Faders

Na manhã do dia 28 de junho, o Sport Club Internacional recebeu o Workshop “Rompendo Barreiras: atitudes que fazem a diferença”, promovido pela FADERS – Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a Secretaroa de Desenvolvimento Social do RS, com o objetivo de qualificar o atendimento a Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em eventos e jogos realizados no clube.

Voltado a colaboradores e funcionários que atuam com o público, o workshop reuniu 60 pessoas e ofereceu vivências práticas sobre diversos tipos de deficiência, em três grupos temáticos:

  • Deficiência Visual e Física, tema abordado pela Coordenadora de Acessibilidade da Faders, Jaqueline Rosa;
  • Deficiência Intelectual e Auditiva, tema abordado pela Chefe da Unidade Cazon, Cláudia Alfama, também responsável pelas atividades de Paradesporto na instituição;
  • Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Deficiência Psicossocial, tema abordado pela Coordenadora de Atendimento da Faders, Luciane Azevedo

Os participantes foram convidados a vivenciar na prática os desafios enfrentados por pessoas com deficiência.  Com recursos de acessibilidade, como muletas, bengalas, e mais recursos como vendas nos olhos e outros para sentir na pele cada prática, fizeram parte das simulações, gerando reflexão profunda e empatia entre os envolvidos.

O presidente da FADERS, Marquinho Lang, conduziu a abertura da capacitação e destacou o poder do futebol e o valor simbólico da ação: “O futebol tem o poder de unir pessoas, de mover multidões... por que não também de incluir? A arquibancada é de todos. Estádio cheio deve ser estádio acessível”.

O Internacional já adota práticas inclusivas em sua rotina, como a Sala Colorada Inclusiva, uma tribuna do estádio que oportuniza conforto e proteção para os torcedores com espectro autista, entre outros, com empréstimo de abafadores de ruídos, além de prezar pela acessibilidade acompanhada por equipe especializada, e também espaço para cadeirantes. Ainda assim, demonstra seu comprometimento em seguir evoluindo para receber com cada vez mais qualidade todos os torcedores que chegam ao Beira-Rio, reforçando que inclusão é um processo contínuo e coletivo.

A ação faz parte do esforço da FADERS em promover capacitações junto a diferentes setores da sociedade. E, especialmente no esporte, reforça a ideia de que todos têm o direito de torcer, vibrar, participar e pertencer.

A FADERS segue ampliando fronteiras — não apenas físicas, mas humanas.

FADERS