SJDH participa de seminário internacional para discutir Primeira Infância
Publicação:

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, foi mediador da mesa de debates que ocorreu na tarde desta terça-feira (27) e fez parte da programação do IX Seminário Internacional da Primeira Infância, reunindo diversos profissionais das áreas da saúde, educação e ligados a criança e ao adolescente no Estado. Encontro acontece no salão de atos da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
Na oportunidade, Fabiano enfatizou o quanto é importante discutir as diferentes perspectivas da primeira infância e citou as ações que a SJDH vem realizando em nível estadual nessa área. "Parabenizo a organização deste seminário e fiz questão de participar por acreditar que temos muito a fazer em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A SJDH vem se empenhando muito e trabalha arduamente para gerar oportunidades para crianças e jovens, para que estejam protegidos e que possam ter uma infância muito mais feliz e melhor”, acrescentou o secretário.
Logo após a sua manifestação, foi a vez da diretora técnica da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Clarissa Beleza, abordar o tema Infância, deficiência e políticas públicas.
Também participou da primeira mesa de debates da tarde a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, que palestrou sobre Múltiplas Infâncias. Ela pontuou sobre as diferenças de culturas existentes dentro da sociedade com relação às crianças. "Precisamos entender que todos somos sujeitos de direitos, por isso todos somos iguais, mas temos necessidades diferentes. Na infância, isso não muda. Temos que valorizar essas necessidades e não deixar que as nossas crianças fiquem abandonadas e nós, enquanto poder público, temos o compromisso de não só educá-las, mas também temos que trabalhar em favor delas. Com isso, acredito no trabalho em rede e é criando oportunidades que vamos atender quem é igual de uma forma diferente."
O secretário adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Velasquez, também participou do encontro representadno a SJDH na abertura do evento. Já a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica) e diretora da SJDH, Marcia Herbertz, coordenou uma das mesas de debates. Promovido pelas secretarias da Saúde e da Justiça e dos Direitos Humanos, o seminário segue na quarta-feira durante todo o dia, quando serão apresentados mais cinco painéis. O encerramento está marcado para as 18h.