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UFSC cria Núcleo de Acessibilidade

Publicação:

A Universidade Federal de Santa Catarina, avançando na promoção de políticas para o desenvolvimento de toda a sua Comunidade Acadêmica, cria o Núcleo de Acessibilidade, com o objetivo de propor, coordenar e apoiar a execução da política institucional de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade, sob a ótica dos direitos humanos.

O Núcleo receberá as demandas da parcela da comunidade acadêmica que possui algum tipo de deficiência, uma ação importantíssima para a criação de um ambiente acessível e de uma cultura de acessibilidade.

Hoje pessoas com deficiência e o adequado aparato tecnológico/ambiental são capazes de feitos extraordinários e admiráveis.

O Núcleo trabalhará com as seguintes definições legais de deficiência (Decretos 3298/90 e 5296/04), além da inclusão das categorias de necessidades de educação especial:

Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Exemplos: usuários de cadeira de rodas, amputados ou com ausência de membro, com paralisia cerebral, com nanismo.
 
Mobilidade reduzida: dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

Deficiência auditiva: redução ou ausência da capacidade de ouvir determinados sons, em diferentes graus de intensidade. Perda bilateral, parcial ou total;

Surdez: diminuição da acuidade e percepção auditivas que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural. A pessoa com surdez pode ser ou não usuária de alguma língua de sinais.

Deficiência visual: abrange cegueira e baixa visão.
A) Cegueira - a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 (5%) no melhor olho, com a melhor correção óptica (óculos);
B) Baixa visão - acuidade visual entre 0,3 (30%) e 0,05 (5%) no melhor olho, com a melhor correção óptica (óculos);
 
Surdocegueira: perda da audição e da visão concomitantemente em diferentes graus.

Deficiência intelectual: funcionamento intelectual significativamente inferior à média e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho.

Transtornos do Espectro Autista: em grau variado de acordo com a pessoa, possui ausência de reciprocidade social; dificuldades em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.
 
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Dislexia: distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.

Síndrome de Down: alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, que causa implicações no desenvolvimento global e na linguagem.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL: Alunos, caso possuam alguma deficiência ou necessidade educacional especial entrem em contato urgente com as suas respectivas secretarias de curso, pois se está fazendo uma lista que servirá de subsídio para arrecadação de recursos junto ao programa Viver sem Limites do Governo Federal.
 
Contatos do Núcleo:

E-mail: acessibilidade@reitoria.ufsc.br
 
Telefone: 48 3721 4648
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